•  sábado, 27 de abril de 2024

TSE aprova com ressalvas prestação de contas do PSD referente a 2014

Partido deverá aplicar corretamente recursos em programas de difusão da participação feminina na política e devolver R$ 270 mil ao Tesouro Nacional

Por unanimidade, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, na sessão extraordinária desta quarta-feira (11), aprovar com ressalvas a prestação de contas do Diretório Nacional do Partido Social Democrático (PSD) referente ao exercício financeiro de 2014.

De acordo com o relator do processo, ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, as irregularidades identificadas correspondem a 4,53% do montante de recursos do Fundo Partidário recebido pelo Diretório Nacional em 2014. “Diante do baixo percentual irregular e não havendo indícios de má-fé, voto pela aprovação das contas com ressalvas”, enfatizou o ministro.

Como sanção, a agremiação deverá cumprir a obrigação legal relativa à destinação mínima de 5% do total do Fundo Partidário para estímulo à participação feminina na política, o que não ocorreu em 2014. Para tanto, deverá acrescer 2,5% dos recursos do Fundo Partidário ao valor não aplicado naquele ano, corrigidos monetariamente, devendo sua aplicação ocorrer no exercício seguinte ao do julgamento das contas.

Seguindo o voto do relator, o Colegiado também determinou que o Diretório Regional de Roraima devolva a quantia de R$ 270 mil ao Diretório Nacional do partido, que deverá ressarcir o Tesouro Nacional. O valor foi indevidamente depositado na conta do Diretório Regional.

 

Ler Anterior

Abertura do setor elétrico dá os primeiros passos para gerar 423 mil novos empregos por ano no Brasil

Ler Próxima

Consórcio pode ser alternativa para quem quer fazer cirurgia estética ou reparadora