•  sexta-feira, 26 de abril de 2024

De controladora de trafego a aéreo concursada pela FAB a Diretora de Vendas da Mary Kay: Conheça Etielen Sales

Sou Etielen Sales, tenho 35 anos, mulher, esposa, mãe, graduada em Educação Física, ex militar da Aeronáutica e empreendedora na área da beleza. Sou de Guaratinguetá-SP, morei em Recife por 10 anos, 12 anos em Campo Grande-MS e hoje resido em Anápolis-GO.
Sou filha de mãe professora e pai militar aposentado da Força Aérea e com certeza o exemplo de trabalho, dedicação, estabilidade e independência deles foram um dos motivos de eu ter escolhido o caminho militar e também a área da educação. Fui muito bem educada nos princípios cristãos e na parte acadêmica frequentei escola pública e militar. Meus pais sempre me mostraram que eu poderia ser o que quisesse, mediante muito estudo e trabalho árduo.
Assim, me dediquei aos estudos e passei no concurso público federal para a Escola de Especialistas da Aeronáutica, para ser especialista em Controle de Tráfego Aéreo e passei 1 ano e meio em internato para me formar 3º sargento da Força Aérea Brasileira. A felicidade foi imensa, afinal, aos 18 anos já começar a ter independência financeira, mesmo que sendo um baixo valor na época, para mim foi maravilhoso. Eu já namorava há alguns anos meu, hoje, marido André. Os dois estudantes, nos dedicamos ao concurso também como forma de no futuro podermos nos casar mais rapidamente, já que morávamos em estados diferentes e era bem desafiador o relacionamento a distância. Eu servi em Recife-PE nesse período enquanto André terminava o curso na área dele em Guaratinguetá-SP.
Em 2008 estávamos formados, casados, sozinhos e morando em uma cidade/estado novo para nós: Campo Grande-MS. Os três primeiros anos foram de adaptação complicada para mim, eu trabalhava, fazia faculdade de Educação Física, dava aulas em academias, fazia estágios, já tinha alguns poucos amigos, estávamos construindo nossa vida juntos, mas mesmo assim eu não estava feliz, sentia que faltava algo.
Ao final de 2010 me formei e pensei em me dedicar a ser personal em meus momentos de folga da FAB como uma maneira de passar o tempo, fazer amizades e ter uma renda extra. Para minha surpresa uma hérnia lombar me pegou de jeito e me impossibilitou tanto de me exercitar quanto de dar aulas, qualquer uma que tivesse impacto, ou seja, até hoje não busquei meu diploma de Licenciada e Bacharelada em Educação Física.
Assim comecei 2011, desanimada, desmotivada, descrente, com dores e me perguntando: será que eu quero ser militar para toda vida? Me sinto sem expectativa, sem perspectiva de crescimento, salário que já sei quanto será e com uma vida totalmente amarrada, sem liberdade, principalmente porque eu trabalhava por escala e ela não é nada saudável nem adaptável.
Eu não gostava de rosa, não tinha nenhuma peça com esse tom no meu guarda roupa, não tinha muitas amigas, não usava muita make, não era muito vaidosa com a pele do rosto, era extremamente ciumenta, nunca tinha trabalhado na área de vendas, estava com sonhos estagnados e me sentindo subutilizada, ou seja, sabia que tinha potencial para MAIS!!! Mas o que? Eis que de repente surge algo totalmente despretensioso em minha vida: uma Oportunidade de negócio na Mary Kay, linha de cosméticos americana. Eu nunca tinha ouvido falar, nem sabia como usar e nem para quem oferecer, mas resolvi começar, por que não? O pior que poderia acontecer era eu comprar todos os produtos com desconto, aprender a me cuidar, fazer amizades e ficar mais Linda, além de ter uma renda extra se desse certo.
Entrei na MK em Julho de 2011 e fiz o que meus pais me ensinaram: ESTUDEI. Li os materiais, participada de todas as reuniões que eu podia, as vezes ía fardada mesmo, nem que só metade do encontro, afinal tive em minha educação familiar que nada cai do céu, assim fui entendendo os primeiros passos e tendo os primeiros resultados, que de cara eu já gostei. No primeiro mês entendi tudo que eu poderia conquistar na empresa: flexibilidade de horário, renda ILIMITADA, amizades, reconhecimentos, novos conhecimentos, crescimento por meritocracia, ajudar outras pessoas, fazer parte de um grupo de mulheres empreendedoras e de visão e tudo mais, logo eu disse: QUERO TUDO.
Me formei Diretora em Maio/12, conquistei meu 1º carro rosa, um Veloster, em Dez/13; o 2º um Kicks, em Dez/16 e o 3º em dez/19. Conquistei 13 viagens nacionais e internacionais: Buenos Aires, Bariloche, Dallas, Toscana, Cruzeiro no Mediterrâneo, Porto de Galinhas, Los Angeles, Barcelona, Costa do Sauipe com show exclusivo da Ivete Sangalo, Marrakesh, Riviera Maya, Bélgica e, agora em 2020, África do Sul.
Tenho orgulho imenso em liderar um time que há 7 anos é TOP 3 da minha área Nacional e por 5 vezes Top 20 do Brasil. Já conquistei o 3º lugar do Brasil em 2018 em um dos reconhecimentos mais importantes da empresa: Corte de Iniciação e TOP 4 com mais de 1.113.000pts no ano Seminário 2015. Participo das duas cortes como ganhadora há 7 anos consecutivos.
Neste espaço de tempo muita coisa aconteceu e uma delas foi bem impactante e para a grande maioria uma decisão surpreendente, 3 anos conciliando meu negócio Mary Kay e a Força Aérea Brasileira, e em 2014 decidi que era hora de cortar as amarras e pedir exoneração do meu concurso, onde eu já estava há 10 anos servindo com responsabilidade e profissionalismo. Com certeza a decisão mais difícil que tomei em minha vida até hoje. Me arrependo? Nunca, em nenhum momento, graças a Deus que me mostrou que meu caminho era dentro do avião comandando minha vida e não por trás de uma tela controlando o voo dos outros. Então sai da FAB, onde aprendi muito e sou grata até hoje, sai de cabeça erguida, feliz, decidida, com medos claro, com muita carga de pessoas torcendo para dar errado, com muitas risadas pelos corredores, com muita gente na surdina me chamando de louca, mas o que importou foi a minha certeza e da minha família que daria certo.
Busque o que te faz feliz, mas o que faça dinheiro também, afinal ser bem remunerado é uma necessidade, um reconhecimento e não banalidade. Não permita que as pessoas mudem o seu trajeto só porque elas não tem coragem, seja você a CORAJOSA. Faça, faça dar certo e não pare até conseguir chegar onde deseja!!!
Tudo são flores no empreendedorismo? Claro que não! Todas nós temos desafios, dificuldades, porém, para mim, nada é melhor do que trabalhar para mim mesma, fazer meu horário, decidir quanto tempo, quantas pessoas e quanto de dinheiro farei naquele mês. Graças a ser minha própria chefe, ser LIVRE e ter conquistado liberdade financeira, é que posso ser uma mãe e esposa presente, uma dona de casa melhor tendo uma secretária do lar, uma mulher que se cuida e uma empresária de sucesso diariamente.
Em 2016 a maternidade chegou em nossa casa, uauuu, que mudança. Sem família próxima para ajudar no dia a dia, reafirmei o meu motivo de entrar na Mary Kay em 2011: relacionamento! E alí estavam as amigas, clientes, consultoras, Diretoras, a família Mary Kay dando aquela força e parceria de sempre durante esse período tão delicado que é uma criança entre nós. Assim, aprendi a ser uma Mãe empresária e para minha satisfação, minha filha podia fazer parte de todos os momentos.
Em 2019 tive que recomeçar parte do meu trabalho, clientela, quando meu esposo foi transferido de repente para Anápolis-GO e eu estava com quase 7 meses de gestação da minha segunda filha: Cecília. O medo, preocupação, ansiedade, dúvidas tomaram conta de mim, sentimentos comuns em uma gestação, imagina com mudança de um estado para outro?
Esse, por enquanto, foi o ano mais difícil das nossas vidas, pois estávamos sozinhos novamente, sem a rede de apoio dos amigos, sem familiares perto, em uma nova cidade, eu gestante de 7 meses, com 20kg a mais, com dores absurdas na coluna, casa reformando, mudança que quase não chegou, problemas familiares, entre outros detalhes, mas mesmo assim, entre trancos e barrancos, entre medos e decepções, entre resiliência e fé, permaneci firme em meu negócio Mary Kay. Sabem porquê? Porque é um negócio que foi construído com consistência e muito trabalho, com dedicação e amor. Fechei esse ano com todas as conquistas que a empresa tinha para mim: Cortes, jóias, prêmios, 3º carro rosa e Viagem para Bélgica.
Enfim, chegamos a 2020, ano da pandemia, ano que para mim está sendo surpreendente em relação a crescimento pessoal e profissional. Ano de fortalecer ainda mais nossa fé em Deus e ano de buscarmos nos conhecer mais e melhor. As redes sociais e aulas on line já faziam parte da minha vida desde 2012, pois como sempre tive uma equipe espalhada pelo Brasil, eu já usava todos os recursos que eu tinha disponível para levar conhecimento e acompanhamento ao meu time. Assim, só aprimorei e intensifiquei neste momento atípico que vivemos. Estou vivendo um dos meus melhores anos dentro do meu negócio e sei que junto com meu time vamos crescer ainda mais.
Espero que um pouco da minha história inspire você a dar seu melhor todos os dias e fazer dos desafios oportunidades, que você abra sua mente e acredite que merece MAIS, que pode MAIS e que além de se desenvolver pode e deve levar outras pessoas para o sucesso junto com você. Determine suas metas e elas podem ser pequenas, grandes ou infinitas, mas lembre-se: PENSAR grande ou pequeno dá o mesmo trabalho, então pensa GRANDE logo.

Etielen Sales.

 

 

(Luisa Sanches)

Ler Anterior

Língua bovina

Ler Próxima

26% dos moradores da cidade de SP já tiveram contato com o coronavírus, aponta pesquisa