•  terça-feira, 30 de abril de 2024

Junho Violeta: ações de conscientização sobre violência contra a pessoa idosa nos CRAS e CCI

Ações promovidas pelo Desenvolvimento Social serão feitas nos dias 22 e 23 de junho

Oficialmente no dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, por conta disso, também, o mês de junho é considerado ‘Junho Violeta’. A Prefeitura de Itupeva preparou ações que tem como objetivo debater junto à sociedade este problema de saúde pública e social.

Os tipos de violência mais comuns em idosos são: física, financeira, sexual, abandono/negligencia e psicológica.

As atividades serão organizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, conforme explica a secretária da pasta, Aline Alves. “Todos os meses nossa secretaria coloca um tema em prática, para que a comunidade saiba sobre seus direitos e deveres. No caso da violência da pessoa idosa, todos temos nossas obrigações, sendo no cuidado do idoso, na identificação das violências e até registrando a denúncia”, disse ela.

As duas ações programadas serão realizadas no formato de roda de conversa, com a equipe técnica dos CRAS, alertando aos usuários do serviço sobre a conscientização da violência contra a pessoa idosa. No dia 22 de junho (quarta) será às 11h no CRAS Monte Serrat e, no dia 23 de junho (quinta-feira) às 9h no CRAS Parque das Hortênsias.

Também na quinta-feira (23), mas no Centro de Convivência do Idoso a partir das 9 da manhã, uma palestra está programa com Luciana Babone, atuante na Delegacia de Itupeva.

Especialistas reforçam que é possível reconhecer alguns sinais de que o idoso passa por violência. Entre eles estão: idoso demonstrar desconforto na presença de algum familiar ou cuidador, idosos comunicativo tornou-se a ficar calado; idoso se recusa a fazer atividades que antes eram de seu interesse; idosos responde de maneira inadequada ou desmedida alguma situação cotidiana; idoso passou a apresentar sinais de demência de uma hora para outra; surgimento de dividas no nome do idoso ou diminuição do saldo bancário fora do padrão comum; infecções ou feriadas surgiram de maneira inexplicável na região genital e, por fim, idosos desidratado ou desnutrido.

Denúncias devem ser feitas nos seguintes órgãos:
– Ouvidoria Municipal: 156
– WhatsApp dos Direitos Humanos: (61) 9656-5008
– Disque 100 dos Direitos Humanos
– CRAS Parque das Hortênsias: (11) 4591-1391
– CRAS Monte Serrat: (11) 4591-3796
– Centro de Referência Especializado em Assistência Social: (11) 4496-9681
– Polícia Militar: 190
– Guarda Municipal: 153 ou (11) 4591-1210

Junho Violeta – A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, com objetivo de desenvolver uma consciente mundial, social e política contra esse segmento. No mês de junho, organizações da sociedade civil, órgãos públicos e privados, profissionais e simpatizantes unem esforços para potencializar as ações e informações sobre a causa.

Ler Anterior

Viveiro Municipal recebe doação de mudas de árvores de empresa instalada na cidade

Ler Próxima

Acessos para o Distrito Turístico Serra Azul e melhorias de mobilidade são discutidas