•  terça-feira, 30 de abril de 2024

Correr faz bem, muito bem! Pense nisso com muito carinho!

Correr faz bem. Isso não é nenhuma novidade para os adeptos da prática, e uma pesquisa recente da USP (Universidade de São Paulo) reforça essa ideia e ainda lista os benefícios da corrida de acordo com os praticantes.

 

A pesquisa, feita pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Comunicação e Marketing no Esporte, da Escola de Educação Física e Esporte da USP, em parceria com a Strava, rede social para atletas, ouviu 1.154 praticantes, e a grande maioria afirma que correr faz bem porque o esporte dá mais qualidade de vida, traz felicidade e uma série de outros benefícios.

*Por que correr faz bem?

De acordo com os entrevistados, foram oito os benefícios da corrida para o corpo e para a mente. O esporte ajuda a levar uma vida mais saudável e emagrecer e a aliviar o estresse, por exemplo.

Veja as opções mais votadas:

 

94% veem nessa atividade física um caminho para se manter saudável;

92% afirmaram se sentir bem depois de correr

91% responderam que correr traz qualidade de vida;

90% creditam à corrida o motivo para se manterem fisicamente ativos;

90% declararam que correr ajuda a aliviar o estresse mental;

89% responderam que correr deixa o indivíduo mais feliz;

87% que as corridas ajudam a diminuir a tensão e a ansiedade;

80% que correr traz um sentimento de autoconfiança;

59% acreditam que a corrida é uma ótima oportunidade de passar mais tempo com os amigos.

*Por que correr ajuda a aliviar o estresse?

Muitos dos entrevistados relacionaram a corrida a boas sensações e à felicidade e, como o estresse é um problema cada vez mais comum no nosso dia a dia, apostar na prática para combater esse mal é uma boa ideia.

Isso porque durante a atividade física o cérebro produz endorfina, que é considerada um analgésico natural. Ela ajuda a reduzir o estresse e aliviar a ansiedade.

 

Além disso, a corrida também traz um desafio e um sentimento de superação. Geralmente os praticantes querem  se arriscar nas corridas de rua e aí essa sensação é ainda mais aflorada. Há o objetivo de cruzar a linha de chegada e o prazer do dever cumprido ao final da prova.

*Que tal começar a correr?

Os participantes da pesquisa também afirmaram que já levam uma vida ativa, sendo que 94% declararam fazer atividades físicas, no mínimo, três vezes por semana e outros 71% disseram já ter participado de uma corrida de rua.

Entretanto, a corrida é um esporte democrático e de fácil a acesso e não é tão difiícil começar depois de se inspirar nesses benefícios.

 

Para quem se aventurar no esporte e ajudar a aliviar o estresse do dia a dia com uma corridinha, a primeira dica é procurar o auxílio de um profissional. Ele vai montar um treino e vai preparar seu corpo para começar a correr.

 

Uma sugestão, segundo o personal trainer Rodrigo Bicudo em entrevista prévia ao Delas, começar com uma caminhada e, aos poucos, alternar corrida e um trote leve. De acordo com o profissional, pode fazer trotes de 30 segundos a 1 minutos e caminhadas de 4 minutos, por exemplo.

Além do treino em si, também vale prestar atenção a itens como tênis e roupas confortáveis e hidratação adequada antes, durante e após a prática. Assim, logo você também estará no coro do “correr faz bem.”

Ler Anterior

Justiça bloqueia bens de casal suspeito de manter mulher em cárcere por 23 anos em Vinhedo

Ler Próxima

Como o colágeno pode ajudar VOCÊ contra o envelhecimento da pele?