•  terça-feira, 07 de maio de 2024

Violência psicológica contra a mulher

Após o isolamento social devido à pandemia, dados levantados pela ONU divulgaram que o confinamento levou a aumentos das denúncias ou ligações para as autoridades por violência doméstica. Os índices alarmantes são vistos em todos os países.

A Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, publicada em 7/8/2006, refere em seu texto diversas formas de violência que podem ser praticadas contra a mulher. Uma das formas é a violência psicológica, que também pode ser chamada de “agressão emocional”. Muitas mulheres são vítimas e não se dão conta que estão sofrendo danos emocionais. Danos esses que se tornam cicatrizes.

No texto da Lei Maria da Penha – Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, seu art. 7º, II, dispõe que são formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras, “a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da auto-estima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação”.

Violência psicológica pode se caracterizar por atos de humilhação, desvalorização moral, chantagens e outras ações que abalam a auto-estima da mulher. Esse tipo de violência tem a probabilidade de desencadear diversos tipos de doenças psíquicas, tais como: depressão, transtorno de ansiedade, de pânico, estresse pós- traumático, entre outros.

Infelizmente ainda existe um tabu da sociedade com esse tema, mas é preciso dar importância para esse assunto. Mulheres que perceberem sinais de agressão emocional, procurem ajuda de um profissional.

Espero ter ajudado!

Para conhecer mais sobre meu trabalho, segue minha página no instagram:

@psidanielabatacline

Psicóloga Clínica

Daniela Batacline

 

Ler Anterior

Descubra porque nasce tanta acne na testa

Ler Próxima

Pesquisa quer saber “Como você vê o turismo na região onde mora?”