•  terça-feira, 14 de maio de 2024

Outubro Rosa: Aumenta o uso de hipnose clínica como tratamento complementar do Câncer de Mama no HC e A.C. Camargo

A medicina aprova a hipnose clínica que parece ajudar em alguns dos sintomas do câncer e nos efeitos colaterais do tratamento, como dor, náusea, vômito, estresse e ansiedade. O tratamento também está sendo feita para ajudar a reduzir as ondas de calor em mulheres que tiveram câncer de mama.

Primeiro foi a acupuntura. Agora, é a vez de a hipnose ser finalmente reconhecida e adotada pela medicina. O método começa a figurar entre o arsenal de recursos oferecidos por instituições de renome no mundo. Em São Paulo, já faz parte da rotina de serviços do Hospital A. C. Camargo, especializado na luta contra o câncer, e ganhou espaço no Hospital das Clínicas de São Paulo (HC/SP), a instituição que serve de escola para os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Conforme as técnicas de hipnose são desmistificadas, o aproveitamento dela cresce e beneficia pacientes e profissionais de saúde. O uso da hipnoterapia na medicina registra resultados satisfatórios e atraem a atenção de médicos das mais diversas áreas de atuação graças a dezenas de estudos e pesquisas conduzidas que comprovam sua eficácia. A hipnose conta com recomendações específicas nas áreas de medicina geral, psiquiatria, psicologia e odontologia.

Uma das principais indicações da hipnose clinica na medicina é para alívio da dor. Durante o transe, a sensação de dor é transformada em uma sensação tolerável de calor ou formigamento. Essa técnica é aplicada em tratamentos de fibromialgia, artrite, mas entre pacientes de câncer, que intensificou a técnica.

 

Pesquisa sobre hipnose em pessoas com câncer de mama e outros tipos de câncer

Para fazer o raio X de quem são esses pacientes e os tratamentos mais procurados, a OMNI Brasil – a única instituição de treinamento em hipnoterapia do mundo que possui um processo terapêutico com ISO 9001, presente em 26 países, realizou uma pesquisa online nos meses de julho, agosto e setembro de 2019, com pessoas de todas as classes sociais dos 26 Estados brasileiros e Distrito Federal.

 

Os dados coletados da Pesquisa OMNI Brasil 2019, apontaram que 119 mil brasileiros já utilizaram a hipnose clínica como método de tratamento.  O Estado de São Paulo liderou como a região que mais tem pacientes de hipnoterapia, o que representa 37,9% dos entrevistados.  Rio de Janeiro e Paraná empatam na segunda posição com 10,3%, Minas Gerais ocupa a quarta posição com 4,8%, Rio Grande do Sul e Distrito Federal ocupa o quinto lugar com 4,1%.

 

Dos entrevistados, 76,6% já procuraram ajuda para resolverem problemas emocionais, mas as doenças físicas também são as causas dos atendimentos. As mulheres procuram mais o tratamento do que os homens. Hoje elas representam 62% dos pacientes.

 

Ler Anterior

Gratuito: Núcleo Tentáculo apresenta “A Mochileira do Espaço” no Teatro Sérgio Cardoso

Ler Próxima

Cientista político, Heni Ozi Cukier lança seu primeiro livro “Inteligência do Carisma” no Rio de Janeiro.