
COMO DAR UM FEEDBACK CONSTRUTIVO
O feedback é uma importante ferramenta para realizar uma excelente gestão nos seus negócios. É um instrumento que promove o desenvolvimento tanto dos funcionários quanto da equipe como um todo. Feedback é uma palavra em inglês que tem como significados “resposta, retorno”. Essa forma de atuação tem como objetivo manter as relações saudáveis e melhorar o desempenho do colaborador.
Para utilizar essa ferramenta no ambiente de trabalho ou até mesmo em alguma situação de relacionamento interpessoal, trouxe a técnica Sanduíche, a qual irá auxiliar uma comunicação eficaz e que lhe traga resultados de melhorias.
Técnica Sanduíche
1 – Reconhecimento/Pontos Positivos
2 – Pontos a Melhorar
3 – Encorajamento
- Reconhecimento:
Realce os aspectos positivos, sejam estes técnicos ou comportamentais. O objetivo desta etapa é além de pontuar e reconhecer as potencialidades do colaborador, abrir um canal de comunicação para que o funcionário esteja aberto à segunda etapa.
- Pontos a melhorar:
Neste momento, aponte os comportamentos que gostaria que fossem aprimorados. É importante trazer exemplos do dia a dia.
- Encorajamento:
Não basta apresentar os pontos que devem ser mudados. Oriente e apoie o colaborador para que ele se desenvolva. O gestor deve sugerir conhecimento teórico condizente com a atuação do colaborador bem como formas de melhorar o comportamento.
Vale ressaltar que a confiança entre as partes favorece a assimilação do feedback. Seja sempre cordial e respeitoso.
Psicóloga Daniela Batacline
@psidanielabatacline
CRP: 06/109294