•  quarta-feira, 01 de maio de 2024
Como cuidar da alimentação para prevenir a gripe?

Como cuidar da alimentação para prevenir a gripe?

Ontem foi comemorado o Dia da Imunização! O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas da importância da vacinação contra as doenças consideradas epidêmicas. Esse mês começou a época de frio, onde aumenta-se a chance de aparecimento de gripes e resfriados, principalmente pela aglomeração de pessoas em ambientes fechados.

A gripe é caracterizada como uma doença respiratória aguda e contagiosa provocada pelo vírus Influenza. Existem diferentes tipos de gripe. A H1N1 é o novo subtipo que teve surtos em 2009 e, agora, começa a aparecer novamente. É transmitida principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas, sendo considerada agressiva por conta dos seus fortes sintomas.

A alimentação é um dos fatores que podem prevenir ou amenizar os sintomas de gripe. O consumo de frutas ricas em vitamina C faz parte do tratamento, uma vez que esse nutriente reforça o sistema imunológico. Mas, ele isoladamente não faz milagres. Precisamos investir em diferentes alimentos de origem vegetal que fornecem compostos bioativos imunomoduladores. O alho, por exemplo, contém elementos como a alicina, responsável pela ação anti-inflamatória e antibacteriana, reduzindo os sintomas, como a coriza. O gengibre e a hortelã também favorecem a melhora da imunidade. Um bom chá de alho com gengibre, gotas de limão e folhas de hortelã é ideal para combater os sintomas.

A canja de galinha é considerada uma ótima refeição para quem está com gripe. Isso porque, além de ser um prato com líquido quente que ajuda a eliminar o muco presente nas vias respiratórias, ela ainda conta com um ingrediente rico em cisteína, aminoácido que ajuda nesse processo de eliminação de muco.

Hidratação! Essa é a maior recomendação, tanto para quem quer se prevenir, como quem já está com sintomas instalados. Beber água auxilia na redução da tosse seca, eliminação de secreção e na melhora da obstrução nasal, além de contribuir com a minimização da dor de cabeça e febre.

Tome as vacinas adequadamente e cuide da sua saúde!

G1

Ler Anterior

Campeonatos municipais: confira os resultados dos confrontos do fim de semana

Ler Próxima

Menor morre em troca de tiros com a polícia em Jundiaí