•  quinta-feira, 02 de maio de 2024
Sua cidade mais limpa: Várzea Paulista tem seu Ecoponto para fazer o descarte

Sua cidade mais limpa: Várzea Paulista tem seu Ecoponto para fazer o descarte

Descarte consciente é a palavra chave desta iniciativa que visa dar o destino correto ao que não pode mais ser usado; o cuidado com o meio ambiente na cidade não para!

Reformas e construções são geralmente muito trabalhosas e depois que acabam sempre deixam para trás o famoso entulho. Mas o que fazer com esse resto de material que não vai mais ser utilizado ou que não é viável de aproveitar? Em Várzea Paulista os cidadãos que precisam realizar o descarte destes materiais pode contar com o Ecoponto da cidade que recebe diversos tipos de resíduos e é totalmente gratuito.

O Ecoponto foi pensado exclusivamente com o sentido de ser um destino ambientalmente correto para restos de materiais de construção, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e reciclável. Para assim evitar que esses mesmos resíduos sejam jogados de forma irregular em vias públicas, encostas e terrenos pela cidade. Todo o material que chega ao local passa por uma triagem e é encaminhado para o local correto de descarte.

*Quais tipos de resíduos é permitido levar?

O Ecoponto recebe uma infinidade de materiais que podem ser levados ao local pelos moradores. Confira o que pode ser entregue: pisos, areia, óleos de cozinha, vidro, gesso, metais, pneus, blocos, louças, reboco, móveis, plástico, madeira, concreto, eletrônicos, telhas de cerâmica, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Os eletroeletrônicos, como televisores, computadores notebooks e videogames, só serão aceitos se estiverem inteiros, apenas partes não são recebidas.

Cada morador pode levar até 1 metro cúbico de descarte de entulho por mês. Essa é uma quantidade significativa de material por pessoa, considerando que uma caçamba comum tem espaço para 5 metros cúbicos.

É importante ressaltar que nem tudo pode ser descartado no Ecoponto: materiais como pilhas, colas, óleos industriais, tintas, resinas, baterias, amianto, lâmpadas, lixo doméstico, hospitalar e industrial e animais mortos não são aceitos. Para informações de onde esses materiais podem ser entregues o telefone é 4606-8673.

Tudo o que é recolhido pelo Ecoponto é separado e encaminhado para seu destino adequado. Os eletrodomésticos e eletroeletrônicos assim como os móveis e restos de madeira são levados por uma ONG ambiental e os restos de materiais de construção são encaminhados à reciclagem e para a Unidade Gestora de Infraestrutura que utiliza parte do material recolhido em obras de reparo pela cidade.

*Ecoponto passa a receber gesso

Empresas, prestadores de serviço e munícipes contam agora com um espaço para o descarte de gesso, no Ecoponto de Várzea Paulista. O material deve ser levado limpo e puro (sem estar ligado a entulho ou outra substância) à baia visível no local (estrutura aberta de alvenaria), de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas. “Com essa possibilidade, evitamos que o gesso seja deixado em áreas públicas e contamine o meio ambiente, inclusive os córregos da cidade, já que muitas vezes ele é jogado em locais próximos a esses cursos d’água”, explica o coordenador de Licenciamento Ambiental da Prefeitura.

É importante que o gesso acartonado (placas) seja levado separado de outras peças ou do material em pó. Não há quantidade máxima e a baia tem capacidade de armazenar cerca de 40 m³ de gesso.

A iniciativa, posta em prática desde o final de 2017, é resultante de uma parceria com uma empresa cimenteira, que recicla o material e o utiliza na produção do cimento. “Não está havendo custo ao município.”

Segundo o coordenador, o Ecoponto está tomando o cuidado de receber os materiais com potencial de reciclagem na cidade.

*Crime ambiental

Jogar esses detritos em locais inapropriados, como calçadas, vielas, rios, córregos e terrenos, é crime ambiental previsto na Lei nº 1931 de 28 de março de 2008 e é punível de multa de até nove mil reais. Quem é pego cometendo a infração é autuado e responde criminalmente pelo ato. Para denunciar casos do gênero basta entrar em contato com a Guarda Municipal Ambiental pelo telefone 0800-770-0811, 24 horas.

*Funcionamento

O Ecoponto fica na Rua Atroaris, s/n – Jardim Continente junto à Usina de Asfalto da cidade e funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 16h (sem intervalos) e sábado das 8 às 13h. No domingo não há expediente.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Várzea Paulista)

Ler Anterior

Prefeitura realizou prestação de contas em audiência pública na Câmara

Ler Próxima

Trituração de galhos em Cabreúva beneficia o meio ambiente