•  sábado, 04 de maio de 2024

Literatura e mundo geek são as atrações da 1ª FLIJ no Parque da Uva em Jundiaí

O Parque da Uva recebeu neste sábado (09), mais um evento integrante da Festa Literária de Jundiaí (FLIJ), que começou no dia anterior e terá, até o dia 15, uma extensa programação gratuita pela cidade. O objetivo do evento é incentivar o hábito da leitura entre crianças, jovens e adultos e é uma realização da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da Prefeitura e do Conselho Municipal de Política Cultural, por meio da Câmara Setorial de Literatura e apoio das demais Câmaras. Esta edição da Festa tem como curadora Rosana Congílio e homenageia as escritoras Júlian Heimann e Mariazinha Congílio (esta “in memorian”).

O evento deste sábado se repete no domingo (10), também no Parque da Uva. É a 13ª JundComics, que trouxe 53 expositores, entre artistas plásticos, cosplayers, ilustradores, caricaturistas, quadrinistas, entre outros, além de cerca de 30 autores literários que também estavam presentes para a realização da 1ª Festa Literária.

Responsável pela organização da JundComics, o ilustrador Ede Galileu contou que aguarda até este domingo a passagem de cerca de 5 mil pessoas pelo Parque da Uva, para prestigiar não só os expositores, como as demais atrações programadas para o evento. “Entre nossas palestras, conseguimos trazer nomes como Marcio Antonio Cortez, que é ilustrador de literatura em quadrinhos; pockets shows como o do Harry Potter, e apresentação de bandas, como a Ryusei, que tem um repertório baseado em temas de séries, animes e videogames”, diz, lembrando que no domingo (10), às 14h, a palestra “Quadrinhos e Literatura Fantástica” será feita pelo quadrinista e escritor Tiago Zanetic.

Rosana Congílio, que assim como Ede Galileu integra o Conselho Municipal de Política Cultural de Jundiaí, contou estar empolgada com a realização da 1ª FLIJ. “Esta mistura de públicos é uma oportunidade de troca, de conhecimento, e de possibilidades de termos nomes como Júlia Heimann, que é uma das nossas homenageadas, Élvio Santiago, e tantos outros interagindo com autores mais jovens, com artistas do cenário de quadrinhos. Isso é muito positivo”, destacou.

Mistura de públicos

Estudante autodidata de desenhos, Giovanna Montrés, de 14 anos, pediu à mãe que a levasse ao Parque para participar da JundComics. “Adoro o universo geek e não queria perder a oportunidade”, disse, após passar pela escultura feita pelo artista plástico Elbert Alves da Cunha, de 24 anos, que se inspira em jogos de videogame e animes para desenvolver seus trabalhos. Elbert levou algumas de suas esculturas e aproveitava o público presente para explicar um pouco de sua técnica de modelagem, realizada em massa clay. “Acho muito importante eventos como este, porque é uma forma do público conhecer o nosso trabalho.”

Já na parte literária, a romancista histórica Tuka Vilhena estava ansiosa para apresentar sua mais nova produção literária, o romance “Honra ou Traição”. “A história se passa na Escócia, em 1359, e vou lançar aqui na FLIJ, que é uma ótima oportunidade para que o público da cidade conheça os talentos daqui. Eu, por exemplo, sou aqui de Jundiaí, mas vendo muito mais meus livros pela internet”.

 

Ler Anterior

Polytheama lota para receber “dobradinha” de corpos artísticos em Jundiaí

Ler Próxima

Crianças do Núcleo Socioassistencial conhecem roteiro do lixo do município em Cabreúva