•  segunda-feira, 06 de maio de 2024

Acervo da Pinacoteca passa por higienização e catalogação em Jundiaí

Após de três anos de trabalho de catalogação, estabilização, limpeza e higienização completa, todo o acervo da Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes passa por processo de embalagem para ser recolocado na Reserva Técnica. O processo, que deve ser finalizado nas próximas semanas, foi feito com as cerca de 700 obras, com controle de umidade e temperatura, em ambiente tratado com ozônio, por meio de equipamento sanitizador adquirido pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

Com visitação registrada em 2016 de 1.733 pessoas, a Pinacoteca viu saltar seus números para 3.360 em 2017, 4.863 em 2018, 7.816 em 2019 (até antes do início da pandemia, este ano houve 1.127 visitantes). Aumento é resultado de diversas melhorias, como a troca da iluminação cênica de todas as salas por lâmpadas adequadas para exposições, que não esquentam nem modificam o estado das obras; a consolidação de editais com pagamento para exposição, com publicação transparente das propostas classificadas; a disponibilização para itinerância das 70 obras do “Museu de Arte Didacta”, coleção de reproduções de clássicos das Artes Plásticas mundiais.

Cuidados com o acervo
Além da higienização, cerca de 200 obras tiveram de passar por recuperação por meio de restauro. Por problemas de cupins, algumas obras tiveram a substituição de molduras e outras foram reenteladas, ganhando novos chassis e estabilizadas com fitas com base sintética (substituindo as antigas à base de água e óleo de coco, atrativos para o inseto).

Segundo o gestor da UGC, Marcelo Peroni, agora o acervo retorna condições muito superiores à Reserva, onde seguirão em ambiente com temperatura e umidade controladas. “Esta é uma política pública da Prefeitura pela conservação de seu patrimônio. É um trabalho que o público não vê, mas é fundamental para a conservação das obras e para que a exposição esteja bem montada. E para este trabalho, contamos com a experiência do estúdio da restauradora Elisabetta Battioli, nas mãos de quem já passaram obras de Portinari, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral.”

Entre os cerca de 700 itens que compõem o acervo da Pinacoteca estão esculturas e quadros de diversos tipos, como retratos, casarios, flores, igrejas, paisagens, natureza morta, abstratos, modernos e aquarelas, entre as quais as de Diógenes Duarte Paes, além de obras do acervo ferroviário.

A estrutura da Reserva Técnica também foi requalificada, com a reforma das prateleiras, devidamente etiquetadas, em correspondência com as obras embaladas que irão receber. Uma nova mapoteca também foi adquirida.

Enquanto estavam fora da Reserva Técnica e após passar pela higienização, toda obra foi fotografada e ficará disponível para consulta gratuita e aberta no catálogo online na plataforma SISMU, juntamente com o acervo do museu Histórico e Cultural – Solar do Barão e do Arquivo Histórico.

 

Ler Anterior

Dia da Pizza: nutricionista destaca opções saudáveis e menos calóricas

Ler Próxima

Banco Alimentos mais que dobra de capacidade de doações durante a pandemia em Jundiaí