•  domingo, 19 de maio de 2024

Cabreúva se destaca em Índice de Oportunidade da Educação Básica

Cabreúva se destacou e alcançou a nota 5,4 no Índice de Oportunidade da Educação Básica (IOEB) em 2019, superando a média de 2017, que era 5,2.  O resultado vai além da média nacional, que é  4,7 e da Estadual, que é 4,9.

Além disso, o município está entre os primeiros do ranking da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), ficando atrás apenas de Louveira, que tem  5,5 de pontuação e empatando com Jundiaí, também com 5.4.  Campo Limpo Paulista, Itupeva e Várzea Paulista registraram nota 5,1, seguidas por Jarinu, com 4,9. A nota máxima é 6.

O IOEB é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.

“O índice vem para mostrar que estamos no caminho certo, investindo na educação e nas crianças, que são o futuro de Cabreúva”, explicou o prefeito Henrique Martin. O chefe do Executivo destacou que, além de investimentos anteriores, como a entrega de material escolar, muitas novidades vêm por aí quando o assunto é educação.

Segundo ele, o ‘Programa Mais Educação’ contará com a entrega de uniforme escolar para os 5,8 mil alunos da rede municipal de ensino em 2020 e a reforma de todas as unidades escolares. Além disso, a EMEB Selma Maria Mesquita Godoi Martinho, hoje em prédio alugado, ganhará uma sede própria.

Outro fato lembrado pelo prefeito foi o prêmio ‘EDUCAB Profª Terezinha Togni: Boas Práticas na Educação’, idealizado por ele, em outubro de 2019. Ao todo foram R$ 60 mil em prêmios, divididos entre dois professores e as escolas nas quais elas atuam.

A secretária de Educação, Juliana Aparecida Purificação de Sousa, falou da importância desse reconhecimento para Cabreúva. “Seguimos avançando na qualidade da educação e bem-estar dos alunos e servidores. Projetos inovadores e a dedicação de toda a equipe fazem a diferença.”

MAIS – A gestão do IOEB está sob responsabilidade da Comunidade Educativa CEDAC com a parceria técnica do Conhecimento Social e Metas Sociais. A iniciativa tem o apoio do Itaú Social, Instituto Natura, Fundação Roberto Marinho e Instituto Humanize e o apoio institucional do CLP.

Ler Anterior

Por meio de doações, Associação Nany Apple auxilia pacientes do Hospital São Vicente em Jundiaí

Ler Próxima

Carreta da mamografia fica em Cabreúva até sábado