•  sábado, 18 de maio de 2024

Projeto da Portabilidade da conta de luz em progresso

Câmara avança na discussão sobre liberdade de escolha do consumidor de energia

Instalada, no dia 23 de outubro, na Câmara dos Deputados, Comissão Especial responsável pela análise do Projeto de Lei 1917/2015, que trata da portabilidade da conta de luz.

A Comissão elegeu a deputada Jaqueline Cassol (PP/RO) como presidente e o deputado Édio Lopes (PL/RR) será o relator da matéria.

A portabilidade da conta de luz garante o direito a todos os brasileiros escolherem o seu fornecedor de energia, realidade que está restrita a grandes consumidores. Segundo aponta pesquisa Ibope/Abraceel de 2019, 8 em cada 10 brasileiros gostariam de escolher o seu fornecedor de energia. A pesquisa também revelou que 93% dos entrevistados gostariam de produzir a sua própria energia.

A sanção do PL fomentará a participação de novas empresas no mercado, motivando a competição e, consequentemente, a redução do preço da energia. Vale destacar que 9 em cada 10 brasileiros consideram o preço da energia “caro” ou “muito caro” de acordo com a Pesquisa Ibope.

Neste ano, o Mercado Livre de Energia completou 21 anos, mas ainda há um longo caminho a percorrer para que o consumidor possa alcançar a plena liberdade de escolha do próprio fornecedor da energia elétrica. O Ranking Internacional da Liberdade de Energia Elétrica, elaborado pela Abraceel, mostra o Brasil na penúltima posição entre 56 países, na frente apenas da China, que está em processo de abertura do mercado.

A Abraceel não mede esforços para garantir o direito inalienável de todos os brasileiros serem livres para escolher o seu fornecedor de energia.

Ler Anterior

Gestão de processos na indústria florestal pode gerar economia de milhões

Ler Próxima

Mycon: fintech usa inteligência artificial e oferta consórcio digital com a menor taxa do Brasil