•  domingo, 28 de abril de 2024

Maia diz que postura de Guedes não terá nenhum potencial para atrapalhar a reforma administrativa

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ao blog na manhã desta sexta-feira (4) que, apesar do atrito do ministro Paulo Guedes de proibir secretários da pasta da Economia de conversarem com ele, isso não afetará a tramitação da reforma administrativa e de outras pautas da agenda econômica no Congresso.

Para Maia, a postura de Guedes não tem “nenhuma” chance de atrapalhar a reforma administrativa. Ele ainda lembrou que durante a reforma da Previdência, em 2019, o ministro da Economia chegou a fazer críticas ao relatório. E, depois, apareceu no Congresso quando a pauta foi aprovada.

“Foi assim na Previdência, lembra? [Guedes] saiu batendo no relatório e sumiu. Depois, apareceu no final do segundo turno para tirar a foto”, lembrou Maia.

Líderes políticos ouvidos pelo blog avaliam que Guedes ficou mais isolado politicamente depois desse episódio. E lembram que, recentemente, quando o ministro da Economia estava esvaziado internamente na defesa de não furar o teto de gastos, ele contou com a solidariedade de Maia para fortalecer sua posição contra os ministros da ala desenvolvimentista.

Nesta quinta-feira (3), em entrevista ao repórter Nilson Klava, da GloboNews, Maia explicitou sua contrariedade com Paulo Guedes. E disse que passará a negociar com o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, porque o ministro da Economia proibiu o diálogo dele, Maia, com os secretários da pasta.

“Eu não tenho conversado com o ministro Paulo Guedes. Ele tem proibido a equipe econômica de conversar comigo. Ontem, a gente tinha um almoço com o Esteves [Colnago, assessor especial] e com o secretário do Tesouro [Bruno Funchal] para tratar do Plano Mansueto, e os secretários foram proibidos de ir à reunião”, respondeu Maia.

“Então, decidi que a relação da Presidência da Câmara será com o ministro Ramos, e o ministro Ramos conversa com a equipe econômica, para não criar constrangimento mais para ninguém. Mas isso não vai atrapalhar os nossos trabalhos, de forma nenhuma”, acrescentou.

G1

Ler Anterior

Especialistas dizem que resultados da vacina russa são promissores, mas dados ainda são preliminares

Ler Próxima

Médica picada por cobra durante banho em cachoeira em MT é transferida de avião para SP