•  terça-feira, 07 de maio de 2024

Roda de capoeira aberta ao público marca o dia da Consciência Negra em Itupeva

Quem transitou pelo Parque da Cidade na noite da última quarta (20) – feriado da Consciência Negra – pôde perceber a roda de capoeira que acontecia no espaço próximo à Feira Livre. A iniciativa da Prefeitura de Itupeva marcou o mês da Consciência Negra e, também, cumpriu o decreto de Lei da Semana da Capoeira.

Esta foi mais uma atividade referente ao mês, como explica a secretária de Agricultura, Turismo e Cultura, Valdirene Pavan. “A capoeira é uma expressão cultural brasileira, ainda no regime escravista, e representa muito a identidade brasileira. Por conta disso, não poderíamos deixar de fora”, disse ela.

Com os olhos atentos da população a cada movimento, a roda de capoeira contou com alunos da Casa da Cultura e praticantes da modalidade, que foram conduzidos pelo professor e mestre Vanderlei Henrique de Castro, o conhecido Torão.

A participação popular também aconteceu. Os interessados e curiosos entraram na roda e participaram ativamente com movimentos de capoeira, dança e música. O evento foi abrilhantado pela presença da Miss Simpatia, Thaís Bezerra e também pela Miss Beleza Negra, Jéssica Carvalho.

Programação – O encerramento do “Mês da Consciência Negra” acontecerá no dia 30 de novembro, às 18 horas, também no Parque da Cidade, com atrações das Oficinas da Casa da Cultura.

Aula gratuita – A Casa da Cultura oferece gratuitamente o curso de capoeira. As aulas acontecem na própria instituição aos sábados, para crianças (7 a 14 anos) das 13h às 14h15 e para adultos das 14h30 às 16h. Já no Campão as aulas acontecem de terça e quinta, das 19h às 20h20 para crianças, e logo em seguida, para os adultos.

Para realizar a inscrição basta procurar a Casa da Cultura com documento pessoal e um comprovante de endereço atual. Menores de idade precisam também da assinatura e autorização do responsável. A Casa da Cultura fica na Praça São Paulo, número 4, no Centro (ao lado da rodoviária). O telefone para mais informações é 4591-8505.

Ler Anterior

Alunos da Casa da Cultura participam de workshop em Itupeva

Ler Próxima

Para maioria dos paulistanos, racismo aumentou na última década