•  terça-feira, 30 de abril de 2024
Mais de 60 pessoas se inscreverem para o curso gratuito de Libras na Câmara

Mais de 60 pessoas se inscreverem para o curso gratuito de Libras na Câmara

O frio da manhã desta terça-feira (16) não impediu que mais de sessenta pessoas fossem até a Câmara Municipal para realizar o cadastro para o curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais, que será oferecido gratuitamente para a população por meio da Escola do Legislativo.

 A presidente da Câmara, Tatiana Salles, acompanhou as inscrições. “Muitas pessoas têm vontade e até a necessidade de aprender a linguagem de sinais e, às vezes, só o que falta é a oportunidade. É pensando nisso, na importância que esse trabalho de inclusão tem, que a Câmara está realizando um trabalho social e oferecendo esse curso”, comentou.

O curso será iniciado no dia 6 de agosto, as aulas serão realizadas nas terças, quartas e quintas-feiras, com início em agosto, em duas turmas, de manhã (das 9h às 11h) e à tarde, das 13h às 15h), nos seguintes dias:

  • Agosto – 6, 8, 14, 20, 22 e 28;
  • Setembro: 3, 5, 11, 17, 19 e 25;
  • Outubro: 1, 3, 15, 17, 23, 25, 29 e 31;
  • Novembro: 6.

Iniciativa da Câmara recebeu elogios

A monitora escolar Jucelia Pereira dos Santos foi uma das primeiras a chegar na Câmara para a inscrição e elogiou a iniciativa. “Acho lindo e importante esse curso, ainda mais para quem trabalha com crianças. Na minha opinião, é a melhor coisa para ter em Itupeva”.

Janaína Cristine Guimarães Oliveira, do Rio das Pedras, também chegou bem cedo para se inscrever para uma vaga. “Achei interessante porque temos de incluir essas pessoas e essa é a principal forma. Gostei muito também que a Câmara colocou a intérprete de Libras, porque conheço pessoas que não podiam acompanhar as sessões e agora podem”.

Morador do Cafezais, William Hass Lopes classificou a iniciativa como exemplar: “É de extrema importância, precisamos de mais atitudes assim, para inclusão de pessoas com deficiência auditiva. Que sirva de modelo para outros municípios, creio que todos os lugares, atendimento ou comércio, seja o que for, devem estar preparados para se comunicar em Libras”.

Iniciativa é resultado de trabalho da Câmara e dos vereadores

A iniciativa da Câmara de oferecer um curso de Libras gratuito faz parte de um trabalho de inclusão que vem sendo realizado para garantir mais acesso a todos desde o início do ano, quando uma intérprete de Libras foi contratada para acompanhar as sessões, ordinárias e extraordinárias, e também as audiências públicas. A tradução simultânea também passou a estar disponível nos vídeos, que são transmitidos em tempo real pelo canal oficial da Câmara e ficam disponíveis (no youtube.com/itupevaaovivo). O próprio horário das sessões extraordinárias e audiências foi alterado para as 19h, para garantir que mais pessoas pudessem participar.

                Além disso, a Escola do Legislativo da Câmara passou a promover palestras para a população, com diversos temas, que vão desde saúde e qualidade de vida, até mercado de trabalho e direitos de crianças e adolescentes.

Ler Anterior

Semp TCL recebe palestra sobre orientação e prevenção à dengue em Cajamar

Ler Próxima

Síndrome de Burnout: pesquisa revela que transtorno atinge 32% dos profissionais com sintomas de estresse no Brasil