•  sábado, 04 de maio de 2024

Dia da Árvore: Prefeitura realiza o plantio de aproximadamente 1500 árvores em Itupeva

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. Esta data também foi escolhida em razão ao início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

Para celebrar esta data, a Prefeitura de Itupeva promoveu na sexta-feira (20), nas margens do Rio Jundiaí, no Parque das Hortênsias, o plantio de aproximadamente 1500 mudas de árvores nativa. Participaram da ação, além da população local, as crianças da rede municipal de ensino (Emefei Bairro da Mina e Emefei Profª Maria Stela Sales Izzo) e representantes de empresas parceiras (Marfrig e Tera Ambiental LTDA, Embu S/A Engenharia e Comércio, Qualifer Arquitetura Industrial e Horto Mina). 

“Hoje é um dia muito especial para o Parque das Hortênsias e para a cidade de Itupeva! Estamos plantando aproximadamente 1500 mudas de árvores, em uma área que foi recuperada, no qual foi feita toda infraestrutura e a terra preparada para receber essas mudas. Também ressalto a participação das crianças no evento, elas são o futuro, elas precisam ter consciência da importância da preservação do Meio Ambiente”, destacou o prefeito Marcão Marchi, durante o evento, ao lado do secretário de Governo e vice-prefeito, Alexandre Mustafa.

O tema Meio Ambiente é tema relevante da gestão do prefeito Marcão Marchi, que executou diversas iniciativas, como a criação do Centro de Educação Ambiental, o PEV – Ponto de Entrega Voluntária, e os programas Uma Criança Uma Árvore, Adote Uma Praça e o Recicla Itupeva.

“Essa ação é ponto principal para recuperação das margens do Rio Jundiaí, automaticamente estamos trabalhando o futuro do Meio Ambiente. Desde o início da gestão promovemos diversos programas voltado para e esse tema”, falou Renato Gonçalves, secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente.

Para os moradores do Parque das Hortênsias o local que antes era espaço para o descarte irregular de entulho, passa a ser o cartão postal do bairro.

“Quando mudei aqui no bairro, essa rua estava abandonada. Hoje temos um lugar maravilhoso e futuramente podemos dizer que teremos um bosque no Parque das Hortênsias, sem falar no incentivo à preservação ao Meio Ambiente”, falou a moradora, Renata Martines.

“Esse local estava em total abandono! Essa revitalização mostra o trabalho que o prefeito vem fazendo não só no Parque das Hortênsias, mas em toda cidade”, disse o presidente da Associação dos Moradores do Parque das Hortênsias, Everaldo Moreira de Freitas, conhecido como Primo.

Além dos secretários municipais, também esteve presente no evento a vereadora Ana Paula Marciano.

Ler Anterior

CAPS de Cabreúva realiza plantio em homenagem ao Setembro Amarelo

Ler Próxima

Consumo do brasileiro deve crescer até 2% em 2019, segundo IBEVAR