•  sábado, 04 de maio de 2024

Dezembro Vermelho vai intensificar exames de Infecções Sexualmente Transmissíveis

Dezembro Vermelho vai intensificar exames de Infecções Sexualmente Transmissíveis

Unidades de Saúde da cidade vão oferecer testes para saber se a pessoa tem a doença

Para isso, a Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Saúde, vai intensificar os testes nas Unidades de Saúde. A secretária da pasta, Luciane Alves da Cunha, informa a importância da ação. “Prevenir e educar são a essência das ações mensalmente feitas para os temas relevantes na saúde pública e para a promoção da saúde para a população. Nesse mês de dezembro, vamos intensificar as ações para o tema IST/AIDS, cujo lema central é “Tire o peso da dúvida” e vamos adotar os devidos cuidados, evitando a transmissão para outras pessoas”, explicou ela.

Segundo informações da Vigilância Epidemiológica, nos últimos três anos o município contou com a notificação de 14 pacientes com HIV. Todos são acompanhados pelas equipes da Secretaria.

Com a ação da testagem para ampliar o diagnóstico desse tipo de doença, em casos positivos, o primeiro atendimento é feito na Unidade Básica de Saúde e, depois disso, os pacientes são encaminhados para tratamento no Ambulatório de Moléstias Infeccionas, em Jundiaí.

Os testes serão feitos das 7 às 19 horas nas seguintes Unidades: Central, USF Vila São João, USF Portal Santa Fé e USF Rio das Pedras. Já nas UBS Guacuri, Nova Era, Chave , Medeiros, Santa Elisa, Quilombo, Monte Serrat e Hortênsia, o atendimento é das 7 às 16 horas.

Prevenção

O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.

A prevenção combinada abrange o uso do preservativo masculino ou feminino, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV, redução de danos, entre outros.

Ler Anterior

Dezembro Laranja: conheça os sinais de alerta para o câncer de pele no mês de prevenção da doença

Ler Próxima

Secretaria de Saúde alerta sobre cuidados contra a Covid-19 e novas variantes