•  quarta-feira, 01 de maio de 2024

Campanha para eleições municipais teve início neste domingo (27): Conheça os candidatos a Prefeitura de Itupeva

Saiba o que pode e o que não pode nesse período

 

A partir deste domingo (27), as Eleições Municipais 2020 entraram em uma nova etapa, com o início da campanha aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Os candidatos estarão liberados, por exemplo, a pedir votos e divulgar propostas nas ruas, na internet e na imprensa escrita.

No ambiente virtual, em plena pandemia do novo coronavírus, quando a Internet ganha cada vez mais importância, a publicidade eleitoral poderá ser feita nos sites dos partidos e dos candidatos, em blogs, postagens em redes sociais e aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram. Já os impulsionamentos de publicações feitas por terceiros, o disparo em massa de mensagens e a propaganda em sites de quaisquer empresas, organizações sociais e órgãos públicos, estão proibidos.

Outra conduta proibida, na mira da Justiça Eleitoral, são os conteúdos enganosos ou descaracterizados, utilizados pelos candidatos. Nesses casos, eles serão responsabilizados por publicações desse tipo.

Nas ruas, ficam permitidas bandeiras móveis entre 6h e 22h, desde que não atrapalhem o trânsito de veículos e pedestres. Os carros de som só serão permitidos em carreatas, passeatas ou durante comícios e reuniões. Os candidatos também podem colocar em mesas materiais impressos de campanha.

Para receber denúncias de cidadãos, além do registro em cartórios eleitorais e no Ministério Público Eleitoral, o aplicativo Pardal, específico para informar irregularidades de campanhas também estará disponível. Todas as denúncias precisam identificar o cidadão denunciante.

Conheça um pouco sobre os candidatos a prefeito de Itupeva.

 

 

Almir Gonçalves

Almir Gonçalves nasceu no dia 22 de maio de 1965, em Presidente Prudente, interior de São Paulo, filho de José Rocha de Jesus e Geralda Gonçalves de Jesus. É cristão, morador de Itupeva desde 2001, pai de cinco filhos: Bruna, Fernanda, Rodrigo, Gabriella e Lucas, e avô de três netos: Gustavo Gabriel e Pedro Henrique.

Almir é Técnico Contábil, empresário do ramo imobiliário e proprietário de um escritório de contabilidade que atualmente administra a gestão fiscal de 400 empresas.

Com oito anos começou a trabalhar em uma lavoura no Estado do Paraná para ajudar no sustento da família. Em 1.978 veio para São Paulo, onde trabalhou em feiras livres até os 15 anos, quando conquistou seu primeiro emprego com registro em carteira como Office Boy, em um escritório de contabilidade, onde permaneceu por quatro anos aproveitando todas as oportunidades com objetivo de adquirir conhecimento, experiência e iniciar sua carreira empresarial.

Em 1994 adquiriu uma carteira de clientes de um empresário de São Paulo e, com isso, fundou o seu próprio escritório de contabilidade com sede na capital, mas com clientes em todo o Estado.

Com essa trajetória de muito trabalho e sucesso no setor privado, Almir Gonçalves agora se apresenta como candidato a Prefeito de Itupeva para implantar uma gestão pública séria e profissional no município, garantir desenvolvimento em todos os setores públicos, empregos e mais qualidade de vida para as famílias da cidade.

 

 

Cleber Silva

Cleber Silva nasceu em 1975 em um bairro rural de Itupeva, cidade onde passou toda sua vida, permitindo que ele conheça de perto os problemas, as necessidades e principalmente o potencial da cidade.

Iniciou na política em 2013, quando foi eleito vereador. Antes disso, exerceu cargo de assessoria na Prefeitura e na Câmara Municipal. Sua formação superior no curso de Gestão Pública, somada ao trabalho feito ao longo dos anos o credenciam a ser pré-candidato a prefeito de Itupeva pelo partido Cidadania.

Em 2014, aprovou projeto habitacional que viabilizou a construção de mais de 500 moradias no bairro Monte Serrat. Em 2018 protocolou pedido de cassação de envolvidos no escândalo de corrupção que aprovava a criação da abusiva Taxa do Lixo. Mesmo sem assumir cargo público, continuou trabalhando pelo desenvolvimento de Itupeva, estreitando relacionamentos e recebendo apoio direto de dois importantes deputados, Alex Manente e Thiago Auricchio, que a pedido de Cleber direcionaram recursos para a Saúde de Itupeva no valor de duzentos mil reais em 2019/2020.

 

Eri Campos

 Eri Campos, há 20 anos em Itupeva, é professor, jornalista e empreendedor. Formado em comunicação social, com especialização em gestão pública e mestrado em Cidades Digitais. Atuou por duas vezes na Secretário de Desenvolvimento Social, tem dois mandatos de vereador e foi, ainda, Presidente da Câmara.

De forte atuação na área social e de direitos da criança e adolescente, foi presidente do CMDCA e criador da lei “Criança e adolescente, prioridade absoluta”. É membro fundador da Academia Itupevense de Letras e criador da Escola do Legislativo Municipal. Também criou o Clube do Livro de Itupeva e o programa Dia de Graça, que levou atividades sócio-culturais gratuitas nas escolas estaduais. Eri se destaca pela criação de leis de incentivo à cultura, esportes e preservação ambiental e, ainda, pela boa articulação que o coloca entre os que mais trouxeram verbas parlamentares para o município, em destaque, a que permitiu a volta da banda marcial Itupevense.

Eri Campos, casado, dois filhos e dois netos, pela primeira vez, concorre a Prefeito de Itupeva pelo Partido Liberal.

 

João Tosi

João Carlos Tosi, mas as pessoas o conhecem como João Tosi, atualmente está como vereador pela nossa cidade e é pré-candidato a Prefeito pelo Avante, esta será a terceira eleição que disputa. Entrou na vida política em 2012 mas antes disso já participava de grupos de jovens. Sempre teve participação ativa nos acontecimentos políticos de Itupeva. Além disso sempre estudou em escola pública como a EE Manoel José da Fonseca e na escola Técnica Vasco Antônio Venchiarutti onde se formou Técnico em Logística. É nascido em Itupeva e sua família está estabelecida na cidade desde quando Itupeva ainda era comarca de Jundiaí e foi ativa na luta para que Itupeva conquistasse sua independência política e administrativa.

“Itupeva cresceu muito na última década e está na hora de avançarmos ainda mais, sempre com responsabilidade e sustentabilidade”, diz.

Durante seu mandato de vereador defendeu uma cidade mais eficiente principalmente nos serviços públicos prestados a população. Bem como mais emprego para nossos jovens, e uma melhor mobilidade urbana para proporcionar o desenvolvimento com qualidade, e votando os projetos de Lei com compromisso e responsabilidade para melhor atender os interesses da população e a cidade de Itupeva. Foi contra a projetos como a Taxa do Lixo e o Endividamento do Município, justamente por entender que deveria haver mais debates e esclarecimentos por parte do Executivo.

“Agora precisamos buscar melhorias para o atendimento da nossa população e melhorias na infraestrutura da nossa cidade. E isso é só o início, ainda há muito o que fazer e investir, para que Itupeva não pare de crescer e volte a se destacar pela sua qualidade de vida.

Acredito que educação, emprego, saúde, segurança e políticas sociais, sejam um dos caminhos para ajudar a nossa cidade a continuar evoluindo; temos que garantir isso e muito mais para toda a população principalmente nossos jovens.

Esse é um desafio que eu, João Tosi, me proponho a enfrentar visando melhorar cada vez mais o atendimento a nossa população, dando dignidade ao povo, além de proporcionar o acesso da população aos debates e na construção uma cidade mais democrática e acessível.

Agradeço de coração a atenção, o carinho e o apoio que venho recebendo diariamente, de todas as pessoas que acreditam em mim” disse João Tosi.

 

Luizinho Chaveiro

Luiz Antônio de Souza, mais conhecido com (Luizinho Chaveiro) é casado, tem 47 anos, é pai de 3 filhos, 2 netos, é micro empresário no ramo de chaves e afiações, mora em Itupeva a 27 anos, foi o fundador e presidente do 1° Grêmio Estudantil de Itupeva, é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) há 20 anos.

“Para melhorar a vida da nossa cidade quero discutir propostas e apresentar soluções na área da saúde, educação, segurança e habituação para um desenvolvimento social / econômico, pautado pelos direitos humanos prioritariamente”, disse Luiz.

 

Marcão Marchi

Marco Antônio Marchi tem 44 anos, nasceu em 27 de outubro de 1975, uma segunda-feira de tempo bom em Itupeva.

Filho de dona Neusa e de Antônio Marchi, o Turcão, o menino cresceu numa casa pequena no centro da cidade sempre com muitos amigos e com a irmã, Angélica, dois anos mais velha do que ele. A mãe era professora nas escolas rurais e deu aula pra ‘metade de Itupeva’, como ela conta.

Chegou a lecionar, inclusive, para o próprio filho, mas foi só na quarta série. O pai, de 74 anos, foi caminhoneiro boa parte da vida, mas depois acabou se dedicando a uma paixão: negociar e cuidar de cavalos. Essa paixão pelos cavalos e pela terra, o pai passou para o filho que já na adolescência queria fazer negócios nessa área. Marcão cresceu em Itupeva e viu a cidade crescer. Testemunhou o Rio Jundiaí se tornar poluído e as grandes fazendas se transformarem em loteamentos. Foi estudar em Itu, cidade das redondezas. Formou-se em Ciências Contábeis e logo abriu uma pequena imobiliária. Está no ramo até hoje. Mas a vida de números da Contabilidade não estava no DNA do Marcão, apelido pelo qual ficou conhecido.

A política fazia parte de sua vida desde pequeno. Com a irmã Angélica, ajudava a distribuir material de campanha para um primo e para um tio que foram políticos na cidade. Em 2004, Marcão disputou a primeira eleição para vereador e foi eleito com 578 votos. Quatro anos depois, em 2008 foi reeleito com a maior votação da história de Itupeva até hoje: 1.106 votos. Em 2012, disputou nova eleição. Queria ser prefeito, porém não foi dessa vez. Em 2014, conseguiu mais de 8 mil votos, mas ficou de fora do Legislativo paulista. 2016, nova eleição. Marcão Marchi disputou a prefeitura de Itupeva e foi eleito com 49,44% dos votos válidos, 13.401 votos. Eleito prefeito, Marcão prometeu realizar uma administração para todos da cidade, para os que nasceram aqui e para os que adotaram Itupeva.

 

 

Márcio Bombeiro

Márcio Cruz Silva mais conhecido como Márcio Bombeiro, tem 41 anos de idade é casado há 8 anos, pai de dois filhos Rafael de 4 anos e Maria Gabriela de 2.

Mora em Itupeva desde 1983, com 4 anos de idade veio de Itatiba para cá, com seus pais e irmãos, para trabalhar na Fazenda do finado senhor Aluízio de Araújo, (morto em 2014), hoje atual campo de golfe de Itupeva, e permaneceram por mais de 20 anos naquela fazenda, quando apreendeu a ter respeito pelo homem do campo e os animais.

Desde os 11 anos de idade, seu finado pai lhe deu a responsabilidade de ordenhar o leite das vacas que possuíam na fazenda para a produção e venda no laticínio Malibu em Itatiba, e tinha a responsabilidade de acordar às 04hs30 da manhã, para entrega dos barris até as 06hs00 para o laticínio Malibu, as margens da Rodovia Dom Pedro.

Além de Márcio seus irmãos também exerciam essa função, e ainda eram comprometidos com os outros afazeres do cotidiano da fazenda.

Quando completou 18 anos, foi servir o Exército em Campinas e foi cabo durante 4 anos.

Depois de sair das fileiras do Exército Brasileiro, fez o curso de Direito, terminando a graduação em 2004, e fez estágio por 1 ano na Defensoria Pública em Campinas, através de um processo seletivo. Com a OAB passou a advogar na área de Direito Ambiental em uma Associação chamada ACONCID, com sede em Itatiba, que tinha por maior objetivo denunciar a degradação ambiental.

Em 2006, realizou um sonho antigo que tinha desde criança, que era ser bombeiro, e Deus o deu essa honra, na data em que passeou no concurso público, justamente na terra que se criou, ITUPEVA.

Hoje é bombeiro municipal, desde 2006, atuando no corpo de bombeiro de Itupeva.

Além de servidor público, atua como advogado para pessoas de baixa renda, na Assistência Jurídica gratuita, em parceria na 33 OAB de Jundiaí.

Está na política, desde 2004, e sempre no PARTIDO DA MOBILIZAÇÃO NACIONAL.

Essa é a segunda vez consecutiva que tenta o cargo para prefeito da cidade, a primeira foi em 2016.

No ano de 2018 concorreu ao cargo de Deputado Estadual.

“Me candidatei porque amo a política, e tenho a certeza que a política é a EXCELENCIA DA CARIDADE, desde que seja bem empregada, em beneficio comum a todos, sem distinção” disse Márcio.

 

Rogério Cavalin

Rogério Cavalin tem 37 anos e muita capacidade para fazer mais pela cidade. Apelidado carinhosamente como ‘menino de ouro’ pelos ouvintes da rádio 105,9 FM, onde dá voz e ouvidos a milhares de itupevenses enxergam nele o meio de reivindicar melhorias na Saúde, Educação, Transporte e Assistência Social.

Seus pais vieram para Itupeva há 31 anos e foi aqui que Rogério aprendeu os valiosos ensinamentos que carrega: o amor por Deus e pela família.

Cresceu na Vila São João, mas foi no Jardim Brasil que construiu morada. Há nove anos é casado com a Aline. Frutos deste amor nasceram a Lorena, com 7 anos, e João Pedro, 4 anos.

Rogério é o tipo de pessoa que valoriza muito a união familiar e a tem como base que se fortalece com a fé que carrega no coração.

Ele estudou em escolas públicas durante toda a infância e adolescência e foi na Escola Estadual Monsenhor Arthur Ricci onde terminou o ensino médio.

Em 2017, concluiu a graduação em Direito pela Faculdade Anhanguera.

A vontade de melhorar sempre, por mais igualdade e mais investimentos nas pessoas e nas famílias de Itupeva sempre foram batalhas do Rogério.

Tanto que, em 2008, com apenas 23 anos de idade foi eleito o vereador mais novo da história da cidade.

Para ele, a política é um meio de transformação social e é, somente por ela, que será possível enfrentar todos os problemas da nossa sociedade.

Como parlamentar conheceu as principais dificuldades dos itupevenses espalhados nos quatro cantos da cidade.

Rogério é autor de diversos projetos de extrema relevância: entre eles, a Lei Municipal que protege os cães e gatos da prática de maus tratos e sua posse responsável.

A lei de 2010 autorizou o Poder Público a celebrar convênio e parcerias com municípios, entidades de proteção animal e outras organizações não governamentais e demais órgãos, além de aplicar multa a quem maltratar os animais.

O professor Rogério, como ainda é chamado por muitos, trabalhou por 7 anos na Etcomp Cursos ministrando aulas de informática para jovens e adultos.

Rogério enxerga Itupeva como uma cidade com potencial para crescimento se bem governada. É importante, segundo ele, ter coragem para avançar em benefício dos itupevenses, com a esperança de uma Itupeva melhor e com a certeza de que o futuro poderá ser construído.

Porque Itupeva Pode Muito Mais!

 

Ler Anterior

Sob agendamento e protocolos sanitários, equipamentos culturais serão reabertos

Ler Próxima

Conheçam o Leandro Jensen, dono do Mama Gina! #TeamFoter