•  segunda-feira, 06 de maio de 2024

Você tem o poder de persuasão para ser um candidato nas eleições?

Neste ramo é muito importante que o candidato tenha uma oratória perfeita e o poder de persuadir

Neste ano de 2020, perante pandemia do coronavírus, as eleições foram programadas para acontecer so no mês de dezembro. Serão eleitos prefeitos(as) e vereadores(as). Ser um candidato com boa oratória, embasamento nas argumentações, responsabilidade, assertividade e com poder de persuasão, é de essencial importância para garantir um lugar neste ramo.

Os ajustes políticos, alianças, conchavos e indicações dos(as) possíveis candidatos(as) já estão há meses sendo definidos. Inclusive, observam-se pessoas já se apresentando como pré-candidatos(as).

A presidente do INTREPEDS, professora de oratória e analista comportamental Sirley Machado ensina “Se você está nesta corrida, precisa estar preparado para saber o que fazer, como fazer, quando fazer e onde fazer em cada momento, para que, na hora da largada da campanha, possa sair na frente”.

O INTREPEDS – Instituto de Treinamento, Pesquisa e Desenvolvimento do Ser – há 30 anos vem desenvolvendo programas de treinamento no campo da Oratória Assertiva. Para o período eleitoral, temos um Programa de Formação, Capacitação e Treinamento para Candidatos e Candidatas que corresponde a cursos, oficinas e atendimentos individualizados com o intuito de contribuir no treinamento assertivo para esse importante momento da cidadania brasileira.

Sirley apresenta, “Nosso trabalho parte do princípio de que a comunicação humana vai muito além das trocas de informações ou mensagens entre os indivíduos. Ela se materializa através de um processo organizado, que combina inúmeros fatores elementares para resultar numa saudável interação social, política e econômica”.

O ato de liderar pessoas passa por ações comunicacionais que necessitam de treinamento e compreensão dos processos de relacionamento pessoal e interpessoal. Hoje, o maior instrumento para uma campanha eleitoral eficiente e produtiva se chama: Comunicação e Oratória Assertiva.

Os Candidatos e Candidatas enfrentarão um público descrente com a política, com os políticos, em plena onda de pandemia e crise econômica.

Confira algumas dicas da professora para quem quer obter sucesso nas eleições:

1) Valorize sua história e as conquistas que teve junto ao seu público ou comunidade, vincule-se positivamente com as pessoas que sempre acreditaram em você, pois conhecem sua história e sua postura pessoal. Trabalhe com respeito, empatia e solidariedade nesse momento tão difícil de COVID- 19.

2) A partir da sua história de liderança junto à comunidade, crie uma agenda política, com uma plataforma de ação que alinhe propostas claras, objetivas e concisas de responsabilidade com o cargo a que está se candidatando.

3) Você precisa ter muito cuidado nesse momento. Se você nunca atuou em determinada área, não é autoridade e nem tem representatividade, e se apresentar com essa agenda, soa como oportunismo e politicagem.

A prática da Oratória Assertiva é o perfeito instrumento do ser humano para persuadir, mostrar, confrontar, debater, convencer e influenciar as pessoas. Para isso é necessário se ter AUTORIDADE, COMPROMISSO e COERÊNCIA.

Para que sua imagem esteja em consonância com o que deseja transmitir, é necessário desenvolver e treinar habilidades e competências que desenvolvam o seu carisma, sua simpatia e solidariedade.

A analista finaliza, “E assim, com esses recursos, poderemos chegar ao sucesso pois, nos apresentaremos como pessoas realmente preparadas, dignas e com autoridade ética e moral para efetivamente atuar bem e com competência na vida política”.

Ler Anterior

O fracasso que alimentamos nas rotinas diárias

Ler Próxima

A economia doméstica na crise