•  terça-feira, 07 de maio de 2024

Tecnologias Negras no Sesc São Paulo

Com atividades na capital, interior e litoral, a terceira edição do Tecnologias e Artes em Rede tem foco na valorização do protagonismo da pessoa negra no campo das artes visuais e das tecnologias

Durante o mês de outubro, o Sesc São Paulo realiza Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Negras, uma ação que reúne artistas, cientistas, criadores, mestres populares e pesquisadores negros e negras para compartilharem seus conhecimentos por meio de bate-papos, palestras, encontros, cursos e oficinas que acontecem nas unidades de todo o estado.

Por meio de atividades práticas e reflexivas, saberes como Tecnologias Africanas na Construção de Moradias, Afrogames, Modelagem em Argila a partir da Arte Dogon, Moda Afro-brasileira – Racismo e Criação, Percussão, Escrita Afrofuturista, Desenho de Modelo Vivo com Corpos Negros, Reconhecimento Facial –  Processamento de Imagens e Questões Raciais, Empreendedorismo Negro serão abordados na terceira edição do Tecnologias e Artes em Rede, programação que mobiliza todos os 37 ETAs (Espaços de Tecnologias e Artes) das unidades do Sesc.

Afonsinho Menino, DiCampana Fotocoletivo, Fábio Kabral, Fióti, Hudson Rodrigues, Ike Banto, João Simões, Luciane Ramos, Marcelo D’Salete, Mestra Alcione (MG), Mestra Cristina (RJ), Mestra Janja Araújo (BA), Sonia Guimarães, Tiganá Santana e Walter Firmo são alguns dos profissionais e grupos que irão ministrar mais de 150 atividades, em sua maioria gratuitas, que contemplam cinco eixos temáticas:

 Tecnologias Ancestrais – Tradicionais, da Palavra e Manuais
Abordagens que retomam ou atualizam habilidades, técnicas e saberes antigos, ou ainda relacionados a práticas, memórias e histórias orais.

Tecnologias Digitais e Contemporâneas
Práticas desenvolvidas utilizando recursos elétricos, eletrônicos e de informática, ou reflexões e discussões relativas à atualidade.

Afrofuturismos, Distopias e Utopias
Estéticas e filosofias culturais que refletem e discutem representações e realidades de pessoas negras em diálogo entre passado, presente e futuro, utilizando cosmovisões africanas, ficção científica, mitologias e realidade fantástica.

Tecnologias Invisibilizadas e de Resistência
Conceitos e técnicas desenvolvidos por pessoas negras que foram sistematicamente apagados ou ignorados na história da humanidade e que buscam fortalecê-los e potencializá-los na atualidade.

Estética, Crítica e História da Arte
Reflexões e práticas ligadas ao campo das artes visuais que podem, ou não, promover discussões a respeito de relações étnico-raciais.

Com expectativa de alcançar mais de 3 mil pessoas, Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Negras complementa os temas abordados nas duas edições anteriores da ação – As Mulheres e as Tecnologias, em setembro de 2018, e as Tecnologias Livres, em junho de 2019 –em uma ação que intensifica o trabalho educativo de promover a reflexão, a pratica e o aprendizado oferecido regularmente nos ETAs do Sesc São Paulo.

Sobre o Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc São Paulo

O Sesc São Paulo conta com 44 unidades, em sua maioria centros de cultura e esporte, que desenvolvem programações em diversos formatos e linguagens, entre eles, os cursos e oficinas de artes visuais e tecnologias.

Nessa ampla rede de ação socioeducativa, 37 unidades dispõem do Espaço de Tecnologias e Artes, o ETA. Tratam-se de salas-laboratório dedicadas a práticas de viés educativo que utilizam suportes tecnológicos e/ou digitais. Orientando as ações do ETA, o Programa de Tecnologias e Artes propõe a intersecção de materiais, processos e inspirações provindos de diversos contextos – o que inclui os fazeres realizados, por exemplo, na garagem do avô, no ateliê do artista, nos hack, fab e media labs, e também nos maker e tinker spaces.

Com isso, busca-se explorar as mais variadas possibilidades das mídias digitais, com destaque para: fabricação digital, software livre, hackerismo, cultura digital, audiovisual (som, vídeo e luz), fotografia, design, inclusão e letramento digital, editoração, animação, moda, marcenaria, games e inovações na cidade.

Para a realização de suas atividades, o ETA conta com uma equipe de educadores especializados que propõem cursos, oficinas, vivências e instalações. Ao fazê-los, procuram valorizar a convivência, a diversidade, o protagonismo, a autonomia e a reflexão criativa e crítica. A fim de potencializar ainda mais suas ações, o ETA convida artistas, educadores e pesquisadores para desenvolver propostas e cursos específicos.

Programação completa: sescsp.org.br/ETAemRede

Programação no Sesc Jundiaí:

curso

Web Black Music

Produção e criação de músicas com sites e aplicativos online com foco nas tradições musicais e processos criativos da diáspora africana e seus inúmeros ritmos e estilos. Voltado para o público em geral interessado em cultura, música e tecnologia. Com Rômulo Alexis, músico e artista visual. Inscrições na Central de Atendimento: 24/09 – Credencial Plena | 26/09 – demais públicos

De 3/10 a 7/11. Quintas, 19h às 21h30

Espaço de Tecnologias e Artes | 15 vagas

Grátis. Inscrições na Central de Atendimento. (Credencial Plena: 24/set. Demais interessados: 26/set).

Atividade sequencial (6 encontros) | Classificação 14 anos

 bate-papo

Protagonismo Negro nas Tecnologias e Artes

Conversa sobre os apagamentos históricos das pessoas negras enquanto criadoras de tecnologias e produções artísticas. Com Claudinei Roberto da Silva, artista visual e curador, e Rosa Luz, trans, negra, rapper, youtuber, artista e comunicadora. Mediação de Daniela Scopin, animadora cultural do Sesc Campinas.

Dia 5/10. Sábado, 15h às 17h

Espaço de Tecnologias e Artes | 50 vagas 
Grátis. Inscrições no local, 30 minutos antes.

Classificação 12 anos

oficina

Ateliê Aberto de Serigrafia – Resistência Negra

Focado em produção de estampas de camisetas e cartazes lambe-lambe inspirados na temática afrobrasileira. Serão disponibilizadas 5 matrizes com as artes elaboradas para o projeto e material para criação de novas estampas. Com Alcides Rodrigues Neto, artista visual e produtor gráfico, com larga experiência em serigrafia.

 De 9 a 30. Quartas, 14h
Atividade não sequencial

Espaço de Tecnologias e Artes | 20 pessoas

Grátis. Inscrições no local, com 1h de antecedência.

Classificação 14 anos

curso

Poéticas Visuais na Arte Contemporânea Afro-Diaspórica

Os participantes irão realizar exercícios poéticos visuais, reflexões sobre processo criativo e experimentação de algumas linguagens artísticas baseadas na produção de artistas negras brasileiras. Com Juliana dos Santos, doutoranda no Programa de Artes Visuais da UNESP e educadora no Museu Afro Brasil.

 De 9/10 a 6/11. Quartas, 19h

Atividade sequencial (5 encontros)

Espaço de Tecnologias e Artes | 15 pessoas

Grátis. Inscrições na Central de Atendimento (Pessoas negras: 1/out. | Demais interessados: 3/out)

Classificação 14 anos

curso

Tecnologia Ancestral: Carimbos ADINKRA

Aprenda a confeccionar carimbos, em diferentes técnicas, partindo dos símbolos Adinkra, conjunto ideográfico concebido pelos povos Akan, grupo étnico da antiga Costa do Ouro, na África Ocidental. Com Aline Lola, educadora de Tecnologias e Artes.

De 11/10 a 1/11. Sextas, 10h

Atividade sequencial (4 encontros).

Espaço de Tecnologias e Artes | 15 pessoas

Grátis. Inscrições na Central de Atendimento. (Pessoas negras: 1/out. | Demais interessados: 3/out).

Classificação 14 anos


O Sesc Jundiaí fica na Av. Antonio Frederico Ozanan, 6600.

Mais informações: (11) 4583-4900.

Ler Anterior

Alunos da Escola José Polli participaram de palestra de Combate ao Suicídio

Ler Próxima

Tem pele oleosa? Hábitos que VOCÊ deve esquecer para não ter espinhas no rosto