•  quarta-feira, 01 de maio de 2024

Mulheres que correm machucam mais o joelho

Entenda como e por que essa predisposição acontece

Cuidar da aparência é algo intrínseco no universo feminino, recursos como maquiagem e boa alimentação costumam ser necessidades básicas. A prática de exercícios regularmente está se tornando comum, afinal, a estética do corpo também influência, e, para isso é preciso tomar as precauções necessárias para praticá-los sem prejuízo, ou seja, sem provocar lesões ao corpo.

Especialistas na área esportiva já constataram que o gênero feminino tem maior predisposição a sofrer lesões nos joelhos que os homens. A diferença é significativa, são 7 vezes mais chances entre as mulheres que correm.

“Essa predisposição não é decorrente de diferenças na musculatura, mas sim de um conjunto de fatores relacionados a função mecânica da corrida”, explica Dr. Daniel Carvalho, ortopedista esportivo.

As mulheres tem uma maior tendência de realizar um movimento involuntário no joelho chamado valgo dinâmico, onde, devido a resposta neuromuscular atrasada do comando vindo do cérebro, o fêmur roda para dentro, fazendo com que o joelho sofra sobrecargas, principalmente na patela.

“Quando a mulher com Valgo Dinâmico corre, causa microtraumas na região da patela, que, a longo prazo, trarão dor e desconforto ”, conta o especialista.

Outro fator de predisposição é que as mulheres costumam ter ligamentos mais frouxos que os homens, principalmente durante o ciclo menstrual, que causa alterações nos hormônios.

 

Ler Anterior

Centro de Portugal lança a campanha “Better dreams ahead”

Ler Próxima

Gustavo Mioto anuncia live para o dia 25 de abril em parceria com a UNICEF