•  terça-feira, 21 de maio de 2024

Interessa entrevista?

De vendedora de salgados à executiva de sucesso

Jandaraci Araújo é a caçula de uma família de seis irmãos. Nasceu na Bahia e lá teve Diumara e Luana, fontes de inspiração e suas fortalezas. Janda, como é chamada pelos amigos, é mulher, negra e nordestina e sua vida nunca foi fácil. Por conta disso, teve que se reinventar várias vezes, já fez de tudo: consertou eixo de caminhão, teve uma pequena serralheira onde cortava, moldava e soldava ferros. Mesmo com boa formação, ela não conseguia emprego na área que se formou na CEFET – BA. Com duas filhas e um relacionado falido resolveu ir para o Rio de Janeiro.

“Fiz a trajetória de muitas mulheres e homens que migram. Fui morar na casa da minha tia em Nova Iguaçu e logo fui procurar emprego, pois não queria pedir mais para os meus pais, que já me ajudaram demais com as meninas”, lembra Janda. Por isso, teve a ideia de vender salgados na porta de uma universidade, onde Janda iria estudar mais tarde.

“Foi vendendo salgados que consegui minha primeira oportunidade. Um professor que sempre comprava comigo um dia perguntou sobre minha história, porque vendia salgados e contei. No dia seguinte, ele me deu seu cartão e pediu que procurasse uma de seus gerentes. Cinco dias depois, comecei a trabalhar em uma das maiores redes do varejo. Anos depois eu soube que a vaga não existia”, conta.  Depois de anos atuando no segmento privado, cinco tumores, filhas adultas, a executiva resolveu empreender novamente com uma amiga.  Após cinco anos empreendendo, Janda resolveu fechar a empresa porque não perder a amizade de 20 anos e voltou novamente para o mercado de trabalho. Estava cursando mais um MBA, quando uma amiga falou sobre uma vaga para Diretor Financeiro em uma autarquia. Participou de duas entrevistas e logo foi convidada pela Patrícia Ellen (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Emprego) para compor a equipe no governo da Subsecretária Estadual de Empreendedorismo, Micro, Pequenas e Médias Empresas.

Jandaraci Araújo possui 20 anos de experiência no Varejo, e como executiva já atuou nas áreas de inteligência Comercial, Marketing, Comercial e Pricing exercendo essas funções em grandes redes de varejo alimentar, farmaco e eletro. Também atuou nas áreas Comercial – Compras, E-commerce, Inteligência de Mercado e Controladoria. É palestrante e professora de Finanças Corporativas de pós-graduação e consultora. Possui MBA em Finanças e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas, MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Especialização em Gestão Estratégica pela Business School e especialização em Inteligência Competitiva pela ESPM SP. Janda também é conselheira da Women in Leadership in Latin America (WILL), ONG voltada para o empoderamento feminino nas organizações e voluntária no Grupo Mulheres do Brasil. É membro do Comitê Executivo do Grupo Mulheres do Varejo que tem como propósito ampliar o número de mulheres em cargos de liderança no segmento varejista e também é diretora financeira da Aristocrata Clube. Agora está escrevendo o livro “Dinheiro sem Neuras” que será lançado em breve. Em 2019, palestrou no TEDxSão Paulo.

 

Ler Anterior

Jurema Águas Quentes oferece pacote especial para o carnaval

Ler Próxima

Cláusula em contrato pode evitar eventual pedido de recuperação Judicial