•  domingo, 05 de maio de 2024

Harmonização facial: entenda a polêmica entre médicos e dentistas

Em 2019, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu o procedimento como uma especialidade odontológica

O mercado da Odontologia está em constante crescimento e não se limita apenas ao tratamento dos dentes. Os profissionais do segmento tratam o paciente como um todo, buscando sempre a integração entre a saúde bucal e o bem-estar geral. Recentemente, por exemplo, a harmonização orofacial foi reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) como uma especialidade dos dentistas.

Nos últimos anos, o procedimento, que antes era visto como uma responsabilidade médica, vem provocando polêmicas sobre quais especialidades podem realizá-lo. Legalmente, médicos (dermatologistas, cirurgiões plásticos) e dentistas podem realizar harmonização facial.  No entanto, essa discussão, já teve até troca de acusações:  associações de médicos entraram na Justiça para impedir a realização da harmonização por dentistas.

De acordo com a dentista Patrícia Schmidt Carvalho, sócia-diretora da Clínica Patrícia Schmidt Carvalho Odontologia Especializada, o cirurgião dentista tem um conhecimento aprofundado sobre a anatomia facial e as medidas faciais e dentais para o equilíbrio estético e funcional da face e, por isso, pode realizar a harmonização orofacial. “Hoje, em cursos de especialização e pós-graduação na área, o dentista se aprofunda no assunto, nas técnicas e procedimentos a serem realizados. Além disso, ele passa a dominar as recomendações e contraindicações do procedimento para fazê-lo em segurança”, pontua.

Muito mais que um sorriso

A Odontologia sempre aplicou técnicas que causam grande impacto para a harmonia facial, como o clareamento, o tratamento ortodôntico, a reabilitação oral, as lentes de contato dentais, entre outros procedimentos voltados para a saúde e estética do paciente. Contudo, Schmidt explica que no passado, em muitos casos, o tratamento isolado não era suficiente, pois o sorriso não se destacava por falta da harmonização da face. “Atualmente, o olhar do dentista é treinado para fornecer mais ferramentas para a valorização da estética facial. Não se trata de um rejuvenescimento impensado, mas de uma melhor harmonia do sorriso com a face”.

Segundo Schmidt, os outros profissionais da saúde não podem questionar a atuação dos cirurgiões-dentistas, pois a área é tão capacitada quanto o segmento médico para realizar este procedimento. “Cabe ao profissional ter ética para saber que está apto para realizar o procedimento. Sabemos que existem pessoas de má índole e pouca competência em todos os segmentos. Nesses casos, o paciente deve fazer uma busca criteriosa para ter conhecimento sobre o histórico do especialista em questão”, enfatiza.

Sobre a clínica Patrícia Schmidt Carvalho Odontologia Especializada 

Com mais de 25 anos de experiência na área, a dentista e empresária Patrícia Schmidt Carvalho trabalha para que a primeira impressão causada por cada um de seus pacientes seja a melhor. Para isso, na clínica Patrícia Schmidt Carvalho Odontologia Especializada, a especialista conta com equipamentos de ponta para especialidades distintas, uma cartela de serviços diversificada e baseada em sua expertise.

No local, são oferecidos tratamentos de restaurações estéticas de resina composta, EMAX e porcelana, facetas de porcelana e lentes de contato, tratamento de canal, implantodontia e reabilitação oral, laserterapia, clareamento à laser, harmonização orofacial – aplicação de Botox e preenchimento, ortodontia – aparelhos de porcelana, safira e Invisalign, trabalhos com aparelhos contra ronco e próteses totais e próteses parciais tipo roach sem metal.

Recentemente, a clínica adquiriu um aparelho de Laserterapia. A ferramenta é uma tecnologia de ponta para várias áreas de atuação na odontologia, como o tratamento de dores crônicas e dores na articulação temporomandibular. Além disso, trata outros sofrimentos decorrentes do desequilíbrio na região bucal, como enxaquecas, dor na coluna cervical, tratamento de aftas, herpes, hipersensibilidade dentária, aceleração dos processos de cicatrização e boca seca (xerostomia).

Ler Anterior

Vendas para embate Flamengo x Avaí em Brasília começa nesta sexta, dia 30

Ler Próxima

Com jogo de tabuleiro gigante, Feira Científico-Cultural homenageia história de Jundiaí