•  segunda-feira, 29 de abril de 2024

Aposte no carvão ativado! Substância combate cravos, espinhas e reduz oleosidade

Na indústria da beleza, diversas substâncias ajudam a manter a pele mais bonita e saudável – e uma delas é o carvão ativado, que tem origem vegetal e sustentável. Hoje em dia, ele é muito utilizado em produtos cosméticos – que vão desde shampoos, máscaras faciais, sabonetes e maquiagens – por conta da sua capacidade absorvente e purificante.

De acordo com Luísa Saldanha, diretora científica da Pharmapele, o carvão ativado possui vários benefícios para a pele. “Ação detox (propriedade detoxicante), ação antipoluição (absorvendo toxinas, impurezas e outras substâncias poluentes) e ação antioleosidade (adsorção de oleosidade excessiva)”, explica.

Ao falarmos sobre limpeza profunda, o carvão contribui para o processo em razão de suas características de porosidade e da propriedade absorvente. Com isso, ele é indicado para quem deseja limpar de forma mais intensa, mas principalmente para pessoas com tendência a oleosidade excessiva. Não é aconselhável para peles secas.

O carvão ativado ainda devolve a vitalidade e estimula uma melhor absorção de ativos na pele. “As porosidades variam de tamanho e garantem a ele uma grande área de superfície e capacidade de absorver uma variedade de compostos. Dessa forma, o carvão pode ligar-se às toxinas e absorvê-las”, aponta Juliane Requena, dermatologista e consultora científica da U.SK.

Com o controle da oleosidade, fator desejado por muitas pessoas, e a limpeza o profunda, a substância auxilia na redução dos poros, o que deixa a pele com uma textura mais lisa e uniforme. Além disso, outra vantagem é a diminuição do sebo e das células mortas, que reduzem a quantidade de cravos e espinhas .

A substância também atua como esfoliante, mesmo que de forma mais leve. “Ao eliminar células mortas, estimula a renovação celular das camadas mais superficiais da pele, conferindo luminosidade, uniformidade e sensorial sedoso”, destaca Luisa. “Além disso, o ácido salicílico, outro ativo presente, também auxilia nessa função”, complementa Juliane.

Para saber como aplicar os produtos, deve-se observar o modo de utilização para verificar a frequência indicada, que pode variar de uso diário a semanal.

Ler Anterior

Dois terços dos brasileiros preferem lidar com os bancos de forma digital, revela pesquisa

Ler Próxima

Prefeitura de Jundiaí discute “Suicídio: As Dores da Alma” dia 13, no Polytheama