•  sábado, 27 de abril de 2024
Campanha Maio Amarelo

Movimento do Maio Amarelo

Mais um mês que se inicia e com uma campanha forte, que exige a MAIOR CONSCIENTIZAÇÃO!

NO TRÂNSITO, o SENTIDO É A VIDA!

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas. Maio Amarelo quer ajudar a salvar 5 milhões de vidas no trânsito até 2020

Movimento busca conscientizar a sociedade sobre acidentes viários. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1,3 milhão de pessoas morreram no trânsito em 2009. É organizado para a conscientização e prevenção de acidentes de trânsito, chamando a atenção da sociedade, de entidades, de empresas e do governo para o alto índice de feridos e mortos. A ONU fala em poupar cinco milhões de vidas até 2020. De acordo com a Campanha, são três mil mortes registradas todos os dias em ruas e estradas mundo afora – representando um custo de US$ 518 bilhões por ano.

O Maio Amarelo foi instaurado a partir de uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, baseada em estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Segundo a OMS, em 2009, foram registrados 1,3 milhão de mortes causadas por acidentes de trânsito em 178 países diferentes – principal causa de morte para jovens de 15 a 29 anos.

Ainda segundo a Organização, caso não sejam adotadas ações efetivas, é possível que em 2020 seja alcançada a marca de 1,9 milhão de mortes – número que subirá para 2,4 milhões em 2030. Serão, segundo as estimativas, de 20 a 30 milhões de pessoas feridas por acidentes.

O mês de maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza atenção e advertência. Neste ano, 27 países, 423 municípios e 1.425 empresas já apoiam a campanha.

 SEJA O PRIMEIRO A SE CONSCIENTIZAR!

Ler Anterior

Maior Festa Junina do Estado de São Paulo, acontece em Votorantim

Ler Próxima

Campão recebeu rodada da São Paulo Football League de futebol americano