•  segunda-feira, 06 de maio de 2024

Escolas de São Paulo se antecipam às demandas pedagógicas da Base Nacional Comum Curricular

Investindo em um ensino inovador, colégios de São Paulo adotam o Geekie One, uma nova dinâmica pedagógica que integra material didático multiplataforma – construído e curado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) -, à tecnologia com intencionalidade pedagógica e consultoria parceira na jornada de inovação de cada escola. A iniciativa representa inovação no processo de aprendizagem; uma plataforma personalizada que se adapta à realidade de cada escola, trazendo um conteúdo de excelência, que substitui o material didático. A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que estabelece competências e habilidades que devem ser desenvolvidos pelos estudantes em todo o Brasil – tanto os alunos de instituições públicas, quando os de privadas.

São Paulo, 15 de outubro de 2019 – A educação no Brasil está mudando e cerca de 48,6 milhões de estudantes e 2,2 milhões de professores e professoras estão sendo impactados pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que os estudantes devem desenvolver ao longo da educação básica. Esse ano marca essa mudança no ensino nacional: escolas de todo o país – públicas e privadas – começam a se movimentar para se adequarem às diretrizes. De acordo com o Conselho Nacional de Educação (CNE), no ensino médio, os currículos passam a ser adaptados agora em 2019 para serem implementados até o início do ano letivo de 2022; no ensino fundamental, a demanda é de conclusão do processo até 2020.

Alinhado às tendências e demandas educacionais contemporâneas, o Colégio 24 de Maio, Colégio Ranieri, Colégio Soter, Mater Dei, Elvira Brandão e Radial saem na frente e se antecipam na adequação às novas diretrizes ao adotar o Geekie One, uma nova dinâmica pedagógica que integra material didático multiplataforma à tecnologia com intencionalidade pedagógica e consultoria parceira na jornada de inovação de cada escola. A solução oferece conteúdo elaborado a partir de dinâmicas inovadoras e canais multimídias voltados a apoiar uma aprendizagem ativa e mais significativa; conectada às demandas da BNCC e ao desenvolvimento de habilidades e competências para o século XXI.

Documento de caráter apartidário e que está liderando essa transformação na educação nacional, a BNCC define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica; ela garante que os alunos em todo território nacional tenham assegurados o acesso aos mesmos saberes, visando um alinhamento dos currículos estaduais e municipais. A base do ensino infantil e fundamental foi homologada em dezembro de 2017; a do ensino médio, somente um ano depois, em dezembro de 2018. Desenvolvido a partir das diretrizes da BNCC, o Geekie One, – que foi implementado no Ensino Fundamental II da Escola Interação – oferece um conteúdo que colabora para o desenvolvimento das habilidades específicas de cada área do conhecimento, além de provocar e trazer insumos para aulas mais ativas.

Karen Cristina Thomaz, coordenadora Pedagógica do Colégio 24 de Março e mãe de aluno da escola, conta que um dos destaques da plataforma, na opinião dela, é a Educação Digital. “Acredito que exista uma escola para cada aluno e para cada família. Meu filho, aluno do ensino médio, vinha enfrentado muitos desafios, o que me fez repensar a escola na qual sou diretora. Sabia que havia o curso de design de games, em uma escola da região sul, e decidi ir em busca de mais informações; tinha a esperança de encontrar algo com uma linguagem mais próxima do interesse dele, um típico adolescente. Cheguei, dessa forma, ao Geekie One”, detalha, acrescentando que com a parceria firmada, a empolgação dos professores é nítida. “Entramos no século XXI”, ressalta.

Sol Galeano, professora do Ensino Médio e coordenadora da área de Linguagens e seus códigos – do Colégio Ranieri – destaca os conteúdos do Geekie One. “Os objetivos de aprendizagem dos capítulos estão em sintonia com as habilidades da BNCC e oferecem ao aluno autonomia para gestão da aprendizagem. Além disso, o material fornece ao professor a oportunidade de trabalhar com diferentes metodologias ativas e híbridas”, afirma.

Letícia Daróz Pardini, gestora de Marketing do Colégio Soter, ressalta a maneira inovadora de desenvolver integralmente o aluno. Na opinião de Sueli Cain de Oliveira, diretora pedagógica do Mater Dei, a plataforma trabalha com as competências da BNCC sob a perspectiva da resolução de problemas. “Leva o aluno a desenvolver pensamento crítico e criativo, pois o questiona constantemente. Nesse processo, melhora a argumentação e comunicação do jovem; ajuda no desenvolvimento da autonomia – o estudante aprende a fazer a autogestão com as informações da plataforma, tais como agenda e a possibilidade de criar hashtags de assuntos que considera mais relevantes, para posterior estudo”, detalha. A profissional destaca o fato de o Geekie One ser totalmente digital. “Essa característica atende à competência seis da Base Nacional, visto que, além de levar o aluno ao uso da tecnologia, desenvolve a responsabilidade e ética com o uso dessa ferramenta, no projeto de cidadania digital”, conta, acrescentando que a constante atualização, o atendimento dos consultores, a disponibilidade da Geekie de ouvir – e aceitar sugestões de todos os envolvidos no processo de aprendizagem –; a possibilidade de adaptar o currículo de acordo com a escola e a turma, permite, além da personalização, a facilitação no desenvolvimento de projetos interdisciplinares.

No Colégio Elvira Brandão, Dayane Faria Silva – gestora Pedagógica do 8º ano do Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio – os educadores gostam da praticidade que o material oferece na organização de uma trilha, que pode ser personalizada conforme o planejamento anual, que é totalmente baseado nas habilidades e competências da BNCC. “Os estudantes se identificam com este formato digital e de navegação amigável. A plataforma colaborou muito para a organização dos estudantes; os pais têm o acompanhamento semanal das atividades, que são feitas pelos estudantes, e ficam mais perto do processo de aprendizagem dos filhos”, finaliza.

Para Silvia Ottolia, diretora pedagógica do Colégio Radial, os caminhos traçados pelo Geekie One – como orientação ao professor sobre o próprio plano de aula –, levam o aluno a abandonar a posição de ouvinte para além da aquisição de conteúdos. Esse estudante passa a argumentar, relacionar, construir conhecimentos, propor soluções conectadas à própria realidade. “Ele interage e assume um papel mais participativo na sala de aula, exteriorizando os valores, tornando-se mais criativo, autônomo e inovador. Tudo isso, beneficiado pela inserção da tecnologia em sala de aula, dentro de um contexto de intencionalidade pedagógica, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências da BNCC”, opina. Na visão da educadora, a adoção da plataforma assegura ao aluno uma educação de qualidade por meio de uma metodologia inovadora e diferenciada, com ensino individualizado, significativo e humanizado.

Tecnologia na BNCC

Na Base Nacional Comum Curricular, a escola e os professores devem inserir de forma mais efetiva e recorrente a tecnologia, em especial as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em sala de aula. Essa mudança está expressa na Competência cinco da base – que consiste em “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” Para os estudantes, resulta em maior conexão entre a realidade e a sala de aula, e consequentemente, maior engajamento; para os professores e professoras, uma necessidade de capacitação continuada. Para as famílias, a urgência de ressignificar a tecnologia – antes vista como instrumento de trabalho e entretenimento; agora, também como instrumento de aprendizagem.

O conjunto de mudanças é ainda mais profundo, pois impacta toda a comunidade escolar. Para docentes, a atuação como principal transmissor do conhecimento perde espaço dentro da sala de aula. Diante de estudantes que têm fácil e rápido acesso à muita informação, a BNCC espera que esse professor deixe o arquétipo de detentor e transmissor do conhecimento, e assuma uma postura de mediador, tutor e assegurador da aprendizagem. Ou seja, ensinar significa orientar e auxiliar os estudantes no processo de aprendizagem, baseando-se na ideia de construção coletiva do conhecimento. O professor planeja as próprias aulas se voltando para o desenvolvimento de habilidades e competências. Para isso, é preciso ter os objetivos de aprendizagem claramente definidos, bem como as estratégias didáticas para desenvolvê-los e como avaliá-los. Nesse sentido, o Geekie One oferece todo o suporte para que o docente se prepare para aulas apoiado em práticas e metodologias ativas.

Para a gestão, o impacto está no planejamento escolar, que perpassa a construção do currículo, e na reescrita do Projeto Político Pedagógico – que devem ser revistos sob a nova perspectiva de uma abordagem que usa o conhecimento como ferramenta e contexto para o desenvolvimento de habilidades e competências. É o conteúdo aplicado no cotidiano dos alunos e da sociedade.

Ler Anterior

Após “chocar” Marquezine, Isabela Freitas fala sobre como superar um ex

Ler Próxima

Depois de 24 anos da Lei de Abertura do mercado de energia, o Brasil segue em último lugar do mundo no setor