•  segunda-feira, 29 de abril de 2024

ENEM: Redação segue viés esperado mas surpreende no tema

Democratização do acesso ao cinema no Brasil foi o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), aplicado no último domingo. O texto, em formato dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, deveria ser desenvolvido a partir da situação-problema e dos textos motivadores. Para o professor de redação do Sistema Positivo de Ensino, Caio Castro, era esperado um tema mais neutro, do ponto de vista ideológico, mas o assunto surpreendeu por ser bem específico.

“Tínhamos comentado que provavelmente a temática iria para um lado que não gerasse tanta polêmica quanto nos anos anteriores. O que surpreende é a vertente que ela trouxe para a discussão, trazendo um tema bem específico como proposta, mas que poderia ser abordado sob diversos aspectos”, expõe o especialista.

Os quatro textos bases, segundo o professor, ajudaram a observar e a compor uma estratégia argumentativa e levavam a direções bastante amplas, que possibilitavam que o aluno, a partir do seu conhecimento de mundo, se posicionasse e construísse uma argumentação. “Dentro dessa abordagem, não era aconselhável ficar explorando a natureza artística do cinema, mas sim de que forma podemos favorecer o acesso a essa arte, uma vez que a arte atua na subjetividade humana e, portanto, é um direito”, explica Castro.

Para ele, foi possível pensar em diferentes perspectivas para a argumentação: “podemos pensar uma linha argumentativa explorando a tecnologia, passando pelos videocassetes, pelos dvds e chegando às plataformas digitais disponíveis hoje – e isso poderia trazer um viés de contra argumentação de que não é todo mundo que tem acesso à tecnologia”, destaca. Ademais, o candidato também poderia mencionar a necessidade de descentralização dos cinemas, com a promoção dos mesmos em regiões que se encontram afastadas dos grandes centros urbanos; a redução do ingresso; a criação de cinemas públicos; as iniciativas privadas de cinemas de rua; os festivais de cinema; entre outros, para a argumentação.

Por fim, o professor lembra que o texto precisava de uma estrutura dissertativa argumentativa, então seria necessário um viés mais crítico das informações e uma estrutura que deixasse clara qual a tese e a proposta de intervenção. O conteúdo da transmissão ao vivo após a prova, com comentários de todas as áreas e o gabarito extraoficial do primeiro dia do Enem 2019 pode ser acessado no link: http://conteudo.ensinopositivo.com/gabarito-enem-2019.

 

Ler Anterior

Escolas apostam em curso de inglês para incrementar a grade curricular

Ler Próxima

Responsabilidade Social: Óticas Diniz doarão óculos para crianças carentes em mais de 300 cidades neste fim de semana