•  sábado, 18 de maio de 2024

Como aprender inglês depois de adulto?

Segundo uma pesquisa divulgada do MIT (Massachusetts Institute of Technology), há uma “janela de oportunidade” etária para aprender idiomas com fluência.

O tema não é alvo de consenso entre pesquisadores, mas o estudo do MIT indica que se você quer ter conhecimento gramatical de inglês como um nativo, deve tentar começar a estudar essa língua ao redor dos 10 anos de idade. Depois disso, diz a pesquisa, torna ‘praticamente impossível alcançar proficiência semelhante a um falante nativo do idioma’.

Adolescentes continuam a ter habilidade aguçada para idiomas até os 17 ou 18 anos – mais tempo do que se pensava previamente. Mas, entrando na vida adulta, essa capacidade começa a se perder.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-43957174

Encontrando essa deficiência no aprendizado, a Times Idiomas desenvolveu um curso com base na andragogia, mostrando que é possível alcançar a fluência após a vida adulta.

De acordo com Pedro Stuani, fundador da escola, enquanto nas escolas tradicionais o aluno faz no máximo 2 horas de curso por semana, na Times a média de aulas consumidas é de 5 horas por semana. Ou seja, em cursos comuns, ao longo de 5 anos, o aluno tem em média 308 horas, enquanto que na Times, ao longo de 18 meses, em média os alunos consomem 385 horas aula. “Desta forma o aprendizado é muito mais efetivo porquanto o curso, ainda que em menor espaço de tempo, é muito mais intenso”, conta.

Cláudio Vasconcellos, coordenador pedagógico geral da Times Idiomas, explica que antes de iniciar o curso de inglês é necessário saber o objetivo para com o Inglês. “É fundamental que haja um objetivo central, para que a partir dele possa surgir uma meta, em outras palavras, uma força motriz. Ela é a principal responsável por tornar o seu estudo muito mais significativo e proveitoso”

Quando se trata de curso de inglês para adultos, é possível encontrar diferentes abordagens de ensino: alguns com foco no mercado de trabalho e outros com ênfase no mundo corporativo. Linguagens específicas, termos que dizem respeito a uma área de atuação específica, por exemplo.

Para compreender de fato um idioma, é necessário conhecer o contexto cultural. Desta forma, é possível que haja uma maior compreensão de toda a situação, e não somente da língua em si. Afinal, a língua é uma parte de um todo, ou seja, uma parcela que reflete os costumes e forma de pensar de uma sociedade.

Conhecer o contexto social, econômico, histórico e até mesmo político de um local, torna compreensível uma série de usos de linguagem. Bem como as gírias, ou até mesmo termos que existem somente no Inglês que remetem a uma forma de pensamento. Esse tipo de proposta de estudo é muito mais comum em cursos de inglês para adultos, visto que se trata de um conhecimento muito mais denso.

A duração de um curso de Inglês tem relação direta com a eficiência do método. Afinal, para que de fato o aprendizado possa ser considerado como rápido, o ensino deve ser efetivo. Essa eficiência só é possível através de um método de ensino de qualidade. É importante que um curso voltado para o público adulto ofereça pelo menos um desses diferenciais, a fim de que o ensino seja de fato assertivo. E, além disso, não sobrecarregue a rotina do estudante, que justamente por ser adulto possui uma série de outras responsabilidades. A Times possui os dois diferenciais vinculados. O método efetivo e a realização do estudo em um tempo adequado. Além disso, é possível agendar aulas ilimitadas no decorrer das semanas, em horários flexíveis.

 

Ler Anterior

Black Friday: pesquisa aponta que consumidores brasileiros pretendem comprar em lojas físicas

Ler Próxima

Campinas é a cidade com maior número de vendas de imóveis novos do Estado