
Novos líderes buscam comportamento sustentável como diferencial
Propósito, consciência e responsabilidade são os segredos para adotar ações que tenham impactos positivos nas esferas social, ambiental e econômica das empresas
Segundo a consultora e palestrante no assunto Roseli Capudi, comportamento é a palavra-chave quando a questão é sustentabilidade dentro das empresas. E, para que isso aconteça, as pessoas precisam estar conectadas a um propósito, elas precisam trabalhar conscientes do “porquê” de seus papeis na equipe que lideram.
“Os novos líderes devem estar cada vez mais conscientes da importância do propósito para o sucesso de seu papel na gestão. Se eles estiverem realmente engajados, eles podem tomar decisões com a clareza do impacto que elas têm sobre as finanças, as pessoas e o meio ambiente. Este é o primeiro passo para a gestão sustentável”, explica Roseli.
“Os três pilares da sustentabilidade precisam estar equilibrados. Não adianta ter um projeto de redução de descarte, por exemplo, se não fizermos uma gestão de pessoas e de recursos financeiros”, explica a palestrante.
Roseli trabalha com ferramentas e indicadores para avaliar o nível de sustentabilidade de uma empresa, seja ela pequena ou grande. Com isso, é possível desenvolver líderes para um pensamento mais sustentável, para uma consciência maior de todo impacto que eles podem causar quando tomam decisões.
Neste sentido, o propósito precisa vir em primeiro lugar. As lideranças não devem pensar somente nos ganhos de imagem e financeiros de um projeto de sustentabilidade. Ao contrário, elas precisam saber e passar com clareza às suas equipes o por que de cada projeto.
Roseli acredita que o caminho para as pessoas e as empresas conseguirem adotar um comportamento sustentável é o Círculo Dourado de Simon Sinek: porquê, como e o quê. Depois, vem a disciplina e a consistência para tomar atitude e fazer a mudança que queremos acontecer.
Gerir os negócios de forma responsável é impactar menos o meio ambiente e tratar bem as pessoas, gerando assim valor social e, consequentemente, valor econômico.
A sustentabilidade social, econômica e ambiental envolve a maioria dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Este temas, ligados ao consumo consciente e à economia circular estão trazendo à tona discussões muito importantes e ajudando a formar os novos líderes. Inovação não está apenas em tecnologia e novas invenções, mas também em saber usar recursos de forma econômica e consciente, com menos impactos sociais e ambientais.