•  segunda-feira, 06 de maio de 2024

Lançamento: Livro aponta a importância do Propósito no universo dos negócios

Com lançamento do livro “Qual é o seu Propósito?”, dia 14 de outubro, Cecília e Jaime Troiano apresentam cases próprios de sucesso com empresas que souberam identificar seus Propósitos em busca de nova conexão com seus funcionários e a sociedade

Cases próprios de sucesso no universo do branding com marcas de peso no mercado brasileiro, como Riachuelo, Instituto Avon, Giraffas, Caedu, Aegea, Sintel e J. Macêdo, movem Cecília e Jaime Troiano, da TroaianoBranding, a publicarem o novo livro “Qual é o seu Propósito? A energia que movimenta pessoas, marcas e organizações no século 21” (R$60,00), pela editora CLA.  A partir do dia 14 de outubro, o livro que compartilha suas experiências e a metodologia proprietária Rota do Soul estará disponível nas melhores livrarias do país, como importante bússola para executivos, acadêmicos, profissionais da comunicação e entusiastas do assunto.

“É a energia de um Propósito que movimenta pessoas, marcas e organizações no século 21”, afirmam os autores Cecília e Jaime Troiano. Na intersecção entre os talentos da companhia e as necessidades da sociedade, está o Propósito. Esse Propósito é o que deve guiar a empresa entre os movimentos do mercado e os fundamentos da mesma em um processo de autodescoberta.

No processo de autodescoberta, entra em ação a metodologia Rota do Soul, tecnologia que auxilia organizações e profissionais a resgatarem e potencializarem seus Propósitos, dividida em três partes:

  • Na Etapa Sou é proposta uma escavação pelas origens da empresa e de seus fundadores, seguida pela identificação das características que tornam a organização singular e suas vocações. O resultado dessa investigação é então cruzado com as demandas da sociedade para se identificar o Propósito;
  • Com o propósito da organização revelado, a Etapa Soul busca a síntese desse valor numa única frase, capaz de expressar os talentos da marca. Essa frase ganha corpo na forma de um texto, o Manifesto, com objetivo de inspirar as pessoas;
  • Etapa Sol procura disseminar o propósito descoberto por meio de ações que ativem esse valor, junto a diferentes stakeholders, dentro e fora da empresa. É necessária também a busca por embaixadores, os colaboradores de maior afinidade com a organização, e a elaboração de materiais internos para a empresa, com um vídeo-conceito.

Durante a leitura, toda a Rota do Soul é exemplificada dos primeiros passos até a implementação com o auxílio de cases da TroianoBranding, que demostram de forma concreta o raciocínio. Para auxiliar os leitores a aplicarem essa metodologia em suas organizações, cada capítulo se encerra com exercícios práticos, que podem ser preenchidos em página virtual aberta via QR Code, o que permite o compartilhamento do livro.

Abrindo e compartilhando o método, os criadores Cecília e Jaime Troiano se alinham as demandas da sociedade na Era da Informação, permitindo novas leituras e inclusões. “Nos nossos tempos, a verdadeira propriedade intelectual é a percebida quando se é autoridade no tema, não a imposta e nem a da propriedade formal”, comentam os escritores. Inclusive, os valores referentes aos Direitos Autorais serão revertidos para a organização social Junior Achievement Brasil.

“Cada vez mais queremos estar ao lado de pessoas, marcas e empresas que olhem para seus negócios e carreiras como geradores de valor social. Saber que podemos vender produtos, ofertar serviços ou servir pessoas de modo que toda a cadeia se beneficie”, concluem os autores sobre a Rota do Soul.

Como parte desse processo de abertura e maior conexão com a sociedade, no dia 14 de outubro, no Centro Britânico, acontece Talk sobre o livro “Qual é o seu Propósito?” com os autores e executivos que vivenciaram o processo proposto pela Rota do Soul e poderão compartilhar os resultados em suas organizações a partir dessas mudanças.

 

Sobre os autores:

Cecília Russo Troiano | Psicóloga formada pela PUC-SP e com Mestrado em Women’s, Gender and Sexuality Studies pela Georgia State University, Estados Unidos. Iniciou sua carreira profissional trabalhando em Consumer Insights de agências como Young & Rubicam e Salles, além de institutos de pesquisa, como Research International e Com Senso. Em 1997 associou-se à TroianoBranding. É autora de três livros voltados ao universo feminino: Vida de Equilibrista – Dores e delicias da mãe que trabalha (Cultrix, 2007), Aprendiz de Equilibrista – Como ensinar os filhos a conciliar família e trabalho (Évora, 2011) e Garotas Equilibristas: o projeto de felicidade das jovens que estão entrando no mercado de trabalho (Pólen, 2017). Colunista da Revista Pais & Filhos e da Rádio CBN, divide o programa semanal “Sua marca vai ser um sucesso”, com Jaime Troiano e Milton Jung. Em 2019, voltou às salas de aula para o curso Jung e Corpo, no Instituto Sedes Sapientiae. Casada com Jaime desde 1991, divide com ele a casa, os dois filhos do casal, Beatriz e Gabriel, além da direção da empresa.

 

Jaime Troiano | Presidente da TroianoBranding, empresa que atua desde 1993 no mercado brasileiro e latinoamericano. Engenheiro químico formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e sociólogo formado pela Universidade de São Paulo (USP). Já foi VP de Consumer Insights e Planejamento da Young & Rubicam e também da MPM – Lintas e BBDO, responsável por essa área na América Latina. Como um dos dirigentes da TroianoBranding, tem assessorado empresas no desenvolvimento de negócios, consultoria de marca e comportamento de consumidor, em vários segmentos do mercado. Contribui para vários veículos de comunicação, membro do Hall da Fama dos profissionais de marketing no país e ganhador do Prêmio Caboré. É colunista da CBN, junto com Cecília Troiano e Milton Jung. Tem vários artigos, papers e estudos publicados no Brasil e no exterior sobre análise de marca e comportamento de consumidor. Autor de As marcas no divã: uma análise de consumidores e criação de valor (Globo, 2009) e Brandintelligence — Construindo marcas que fortalecem empresas e movimentam a economia (Letras e Cores, 2017).

 

Lançamento Livro “Qual é o seu Propósito?”

Dia 14 de outubro

Talk “Qual é o seu Próposito?”, às 18h30

Link para inscrição gratuita: https://bit.ly/2kTlkeZ

Sessão de autógrafos, às 20h

Centro Brasileiro Britânico (CBB) – Rua Ferreira de Araújo, n 741 – Pinheiros

 

Ler Anterior

Outubro Rosa: Saúde dá início na campanha com palestra na empresa Villa Cerroni em Itupeva

Ler Próxima

Como atrair e reter a geração Z?