•  terça-feira, 07 de maio de 2024

Entrepreneur of the Year 2018 em São Paulo, SP.

Holding de franquias nasce com sete marcas e projeta ser uma das maiores do País

300 Franchise pretende, até o fim de 2020, chegar a 30 redes aceleradas

Fundadores da Ecoville, a maior rede de lojas especializadas em produtos de limpeza do Brasil, os empresários Leandro e Leonardo Castelo deram início a um novo negócio que promete crescimento exponencial nos próximos anos: a aceleradora de franquias 300 Franchise Exponencial. Em dois meses de operação, o empreendimento já reúne sete marcas de segmentos variados.

O objetivo dos irmãos Castelo é tornar a 300 Franchise uma das maiores empresas de aceleração de franquias do Brasil, ajudando empreendedores que tenham modelos sólidos e altamente escaláveis, a ter crescimento exponencial. Até o fim do ano que vem, a meta é contar com 30 marcas aceleradas, chegando a um ritmo de pelo menos 300 contratos de franquias comercializados por mês no final de 2021. Em uma economia ainda em crise, a iniciativa pretende contribuir para a melhoria nos índices de ocupação profissional no país.

Nas empresas aceleradas, os empresários entram como sócios minoritários e membros dos conselhos passando a atuar diretamente nas estratégias de expansão. A operação das marcas segue sob o comando dos sócios majoritários. “Em termos operacionais, nosso foco (meu e do Leandro) segue apenas na gestão da Ecoville”, afirma Leonardo Castelo, presidente da holding que comporta o Grupo Ecoville.

Em dois meses na aceleradora, a catarinense Calzoon – que oferece calzones diferenciados e um modelo de negócio de baixo custo com altíssimo potencial de crescimento – registrou um aumento de 480% no número de lojas. “É hora de dividirmos conhecimento, agregarmos valor e aplicarmos nosso método para garantir o crescimento exponencial das empresas que estão ingressando na aceleradora”, explica Leandro, CEO do Grupo Ecoville.

Os irmãos Castelo querem que a 300 Franchise Exponencial funcione como uma startup, na qual os empresários parceiros consigam ver seus negócios se multiplicarem de um mês para o outro e de forma contínua. “O sucesso do modelo e método da Ecoville inspirou muitas empresas a nos procurarem para pedir ajuda”, diz Leonardo. “Foi tudo muito rápido, como sempre foi na nossa vida, mas com muito planejamento, tecnologia e treinamento. Entramos para fazer diferença.”

Segundo Leonardo, as exigências para que novas marcas ingressem na aceleradora são o potencial para escalabilidade de no mínimo 300 franquias, a garantia de um nível de governança capaz de absorver um crescimento exponencial, o alto impacto das marcas em seus segmentos e o modelo de negócio validado, com lojas obtendo boas perfomances. “Mesmo sendo uma franqueadora pequena, o que vamos verificar é se ela tem manual de gestão, se opera com qualidade, se as informações financeiras são consistentes”, explica o empresário.

Além da Calzoon, franquia de calzones de Santa Catarina, as marcas que já estão sendo aceleradas pela 300 Franchise são Mais Top Estética (rede baseada em São Paulo), Anjos Colchões (rede com base no Paraná), Asia Source (importadora e exportadora de produtos), Eyelash Fio a Fio (franquia paranaense de estética para cílios), 10 Pastéis (rede de alimentação com base no Paraná) e DNA Natural (franquia catarinense de alimentação natural). “Chegamos à conclusão de que o nosso método de expansão funciona com qualquer tipo de negócio, desde que ele seja franquia”, afirma Leonardo.

Empresários apostam no crescimento do setor de franquias nacional

Em 2018, Leandro e Leonardo Castelo foram os vencedores da categoria Emerging na 21ª edição do Prêmio Empreendedor do Ano, considerado o Oscar do Empreendedorismo, realizado pela Ernst&Yang, uma das líderes globais de serviços de consultoria empresarial. Além disso, os fundadores da Ecoville são apoiados pela Endeavor como Empreendedores Endeavor Brasil e Global – em 2018, tornaram-se Empreendedores Endeavor Global, nas Philiphinas.

Com o conhecimento adquirido ao longo de 12 anos à frente da indústria de produtos de limpeza, os empresários agora querem contribuir para o crescimento do mercado de franquias brasileiro. Conforme a Associação Brasileira de Franchising (ABF), segunda maior entidade do gênero no planeta, o setor de franquias cresceu 8% em 2018 no Brasil, faturando R$ 400 bilhões. Com mais de 2,8 mil marcas, o país é o quinto em número de franquias.

Temporariamente, a 300 Franchise está sendo administrada na própria sede da Ecoville, em Joinville. Em breve, a aceleradora será instalada em um prédio de 1.220 metros quadrados e receberá um projeto elaborado pelas arquitetas Rebecca Meyer Werner e Stefany Fuchs. As arquitetas terão o desafio de valorizar a resiliência, a velocidade, a humildade, a superação, o resultado e o encantamento, por meio de uma arquitetura singular, que alia a produtividade ao entretenimento, em um espaço de trabalho cercado de cores e inovações.

A referência projetual será a empresa Google, considerada o melhor local de trabalho do mundo, caminho que a 300 Franchise Exponencial pretende também pretende seguir por meio de sua arquitetura única.

A sede será localizada na Rua Visconde de Taunay. O local, onde antes funcionava uma casa noturna, está sendo adaptado para receber uma equipe de cerca de 240 colaboradores, que está sendo montada pelo Departamento de Gente e Gestão da Ecoville. Próxima a uma universidade e em plena Via Gastronômica, a estrutura situa-se em um local de fácil acesso, o que deve auxiliar na captação de jovens talentos acadêmicos.

 

Ler Anterior

Recheado de feriados, novembro é o mês perfeito para visitar o Ski Mountain Park!

Ler Próxima

Tem Doces e Travessuras na rede Sterna Café