•  segunda-feira, 06 de maio de 2024

Fintech realiza “preservação colaborativa” e salva uma árvore da Amazônia a cada novo cliente

Aprovada por participantes de evento da Nasa, UzziPay oferece todas as funcionalidades de um banco digital, com o diferencial de promover a preservação de um bioma brasileiro e a inclusão social

Nos últimos anos a inovação tecnológica tem promovido, no Brasil e no mundo, um aumento exponencial das chamadas “fintechs”. O conceito, que une as palavras em inglês “financial” e “technology”, corresponde a startups que atuam no mercado financeiro. A praticidade, já que a burocracia praticamente inexiste, é um dos fatores que fazem com que muita gente opte por estes serviços. Mas também há outra importante condição: a satisfação gerada pelo modelo de negócio.

Uma pesquisa realizada em outubro pelo Google Brasil aponta que dentre os entrevistados que eram clientes dos bancos tradicionais, apenas 55% estavam felizes com os serviços recebidos. No caso de clientes de startups financeiras o número de satisfeitos foi de quase 80%. Além disso, outro aspecto identificado pelo levantamento do Google é que a pesquisa pela pergunta “como abrir conta pelo celular” aumentou em 76% entre 2015 e 2017.

Aliado a esse momento de inovações, acompanhamos importantes debates acerca da proteção ambiental. Em meados de novembro o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou dados que apontam que entre agosto de 2018 e julho de 2019 houve um aumento de 29,5% no desmatamento na Amazônia.

Com o propósito de juntar tecnologia e sustentabilidade foi lançada no mercado brasileiro a UzziPay. Através do inovador conceito de “preservação colaborativa”, a empresa financia a preservação da Floresta Amazônica a cada novo cliente que abre uma conta digital.

A conta digital oferecida pela UzziPay não possui mensalidade, o que converge com outro importante objetivo da fintech que é a inclusão social de milhões de brasileiros que não conseguem ter uma conta convencional em bancos. Afinal, o Brasil tem 45 milhões de pessoas não incluídas no sistema bancário tradicional. E a abertura da conta, que inclui o recebimento de um cartão pré-pago internacional da bandeira Mastercard, é feita sem a consulta de CPF, além do fato de que o cartão não possui cobrança de anuidade.

“A UzziPay surge com o diferencial de demonstrar e dar o exemplo prático de que é possível unir em um projeto tecnologia, inovação e sustentabilidade, criando sinergia entre os modelos de desenvolvimento de negócios digitais e desenvolvimento de regiões que necessitam de ações sociais e ambientais”, pontua Márcio Barnabé, Chief Marketing Officer da UzziPay.

 

Fintech “verde”

O lançamento nacional da UzziPay ocorreu em Rondônia e a escolha se deu porque é no Estado que está localizado o primeiro projeto de preservação selecionado para ser apoiado pela UzziPay. O projeto fica dentro de uma área de reserva legal em Porto Velho.

“Essa primeira área de conservação tem 700 hectares de floresta em uma reserva legal de manejo florestal. Através de um acordo de cooperação entre a propriedade e UzziPay, esta área será protegida, conservada, monitorada e auditada sempre que necessário, promovendo um modelo de manejo florestal ecológico, no qual as espécies vegetais selecionadas privilegiem o equilíbrio e a conservação de todo o bioma local”, explica Márcio Barnabé. Ele complementa que a técnica de preservação que está sendo empregada permite, ainda, a geração de créditos de carbono.

A visão a longo prazo da fintech é contribuir para a conservação do Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa. “No tocante à meta, ela é crescente, pois a proposta é que quanto mais contas abertas, mais árvores serão preservadas. Assim sendo, quando o volume de contas e movimentações superar os custos destinados a esta área, poderemos fazer novos acordos com outras áreas de conservação ecológica”, explica Marcelo Silvestre, Chief Operational Officer da UzziPay.

A ideia de preservação da UzziPay surgiu pela crença de que é possível preservar a natureza enquanto os clientes preservam o seu dinheiro. E o diferencial da fintech está logo no slogan, que é “Você abre uma conta, a gente preserva uma árvore”, um conceito disruptivo de preservação colaborativa na Amazônia.

E apesar de jovem, a empresa já possui importantes chancelas. O aplicativo da fintech foi testado no Space Apps Challenge, evento realizado pela Agência Espacial Norte Americana (Nasa) em Porto Velho, Rondônia. Na ocasião, a funcionalidade de pagamentos via QR Code da UzziPay foi aprovada pelos participantes da maratona de tecnologia.

Vantagens da conta

Além do cuidado ambiental, as contas digitais da UzziPay oferecem todas as operações digitais necessárias no dia-a-dia que as melhores fintechs disponibilizam. Entre os serviços estão pagamentos de contas, carteira digital, plataforma de depósitos, saques, transferências, pagamentos por QR Code e mais.
Todas as contas possuem gratuidade em operações de transferência do cartão pré-pago, pagamentos de boletos e convênios, verificação de comprovantes e extratos, recarga de celular e transferências entre contas UzziPay. São três os tipos de conta oferecidas pela UzziPay:

  • Plano Folha: nesta modalidade a conta pode ser aberta gratuitamente. Além disso, é possível realizar dois TED/DOC e emitir dois boletos para depósito por mês de forma gratuita;
  • Plano Árvore: a taxa de manutenção em relação à conta nesta modalidade é de R$ 9,90/mês. O plano oferece dois TED/DOC e a emissão de quatro boletos para depósito por mês de forma gratuita. O plano também permite a venda através de QR Code com uma taxa de 1%;
  • Plano Floresta: o Plano Floresta é o mais completo oferecido pela UzziPay. A taxa de manutenção da conta é de R$ 12,99/mês. A modalidade oferece quatro TED/DOC e a emissão de seis boletos para depósito de forma gratuita por mês. O plano também oferece a venda através de QR Code com uma taxa de 1%.

“A conta UzziPay oferece vários serviços financeiros, com acesso às novas tecnologias como o QR Code para facilitar as operações, sem consulta no Serasa e sem a burocracia tradicional na abertura da conta em bancos convencionais” explica Marcelo Silvestre. A conta da UzziPay pode ser aberta pelo próprio aplicativo para celulares, que está disponível para os sistemas Android e iOS.

Ler Anterior

Sesc Jundiaí realiza primeiro encontro anual do programa Mesa Brasil

Ler Próxima

Ser on-line é saber da importância do off-line