•  terça-feira, 07 de maio de 2024

Bovespa opera em alta com otimismo sobre vacinas

bolsa de valores brasileira, a B3, opera em alta nesta segunda-feira (16), seguindo o clima mais favorável a ativos de risco no exterior, em meio a notícias de novos avanços no desenvolvimento de vacina contra o coronavírus, enquanto que no cenário local os investidores avaliam os resultados das eleições municipais.

Às 12h26, o Ibovespa subia 1,01%, a 105.777 pontos. Na máxima do dia até o momento chegou a 106.256 pontos, ultrapassando pela primeira vez desde março a marca de 106 mil pontos.

Já o dólar opera em queda, ao redor de R$ 5,40.

O mercado acionário também começa a semana com o resultado da Azul divulgado mais cedo e os números da Qualicorp e Notre Dame Intermédica previstos para após o fechamento do pregão, que ainda será marcado por vencimento de opções sobre ações, destaca a Reuters.

Na sexta-feira, a Bolsa fechou em alta de 2,16%, a 104.723 pontos, acumulando na semana avanço de 3,76%. Na parcial do mês, o Ibovespa tem alta de 11,46%. No ano, tem queda de 9,44%.

Cenário local e externo

 

Nos EUA, as ações subiam após a farmacêutica Moderna anunciar nesta segunda-feira que sua vacina experimental é 94,5% eficaz na prevenção da Covid-19, com base em dados preliminares de um estudo clínico em estágio avançado.

Nos mercados globais, o dia é positivo com dados vindos da Ásia: na China, a produção industrial aumentou mais rápido do que o esperado em outubro e as vendas no varejo aceleraram, conforme ganha força a recuperação da segunda maior economia do mundo da queda provocada pela Covid-19.

Os investidores também comemoraram o estabelecimento de um bloco comercial apoiado pela China que exclui os Estados Unidos. Quinze economias da Ásia-Pacífico formaram o maior bloco comercial livre do mundo no domingo.

Por aqui, o foco segue nos resultados do primeiro turno das eleições municipais, realizadas neste domingo e expectativa de retomada da pauta econômica no Congresso Nacional.

“O grande vencedor foi o grupo do Centrão que emplacou muitos prefeitos e vai cobrar mais caro apoio ao governo”, avaliou o banco Modalmais em nota a clientes.

Ainda no cenário local, o Banco Central divulgou mais cedo o Boletim Focus, com as previsões dos analistas de mercado para a economia. A expectativa de inflação subiu pela 14ª semana seguida, para 3,25%. Já a estimativa para o desempenho do PIB teve leve melhora, para uma queda de 4,66%.

G1

Ler Anterior

Maioria dos candidatos a vereador e prefeito apoiados por Bolsonaro não se elegem

Ler Próxima

Jundiaí tem 98 casos confirmados de dengue desde o início do ano