•  sexta-feira, 03 de maio de 2024

9 dicas para vender mais no Natal

Para especialista da Track, investir em Experiência do Cliente é a principal delas
Mesmo que a pandemia tenha causado impactos na economia, as vendas do Natal e festas de final de ano ainda geram esperança para inúmeros empreendedores e elas devem ficar em alta no período. Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional dos Lojistas, em parceria com a Offerwise, a data deve movimentar cerca de R$38,8 bilhões no país.

“Para aproveitar melhor essa oportunidade, as empresas precisam começar pensando no cliente, na experiência como um todo de quem vai comprar e consumir no seu negócio. É preciso criatividade, antecipar as novidades para se destacar, se comunicar, trabalhar em diversos canais de venda e ampliar as possibilidades de pagamento, com isso, os empreendedores terão um desafio ainda maior para sair à frente de concorrentes”, avalia Tomás Duarte, um dos principais especialistas em Net Promoter Score (NPS) da América Latina e CEO da Track, startup que monitora e gerencia indicadores de satisfação de clientes.

Para ajudar neste momento, o especialista separou nove dicas. Confira:

Criatividade
O cenário econômico no País ainda está sensível e isso gera menos otimismo em alguns consumidores, por isso, neste momento uma boa dica é utilizar a criatividade. Tenha em mente quais foram as últimas campanhas realizadas e crie algo totalmente novo para o seu cliente, além de gerar curiosidade, isso pode impactar novas pessoas, o que te fará sair à frente no mercado que aposta sempre nas mesmas estratégias para a data.

Contato e novidades antecipadas
Pegue o contato dos seus clientes mais próximos e fiéis e divulgue para eles, antecipadamente, as novidades da sua marca, assim como as promoções. Crie ofertas exclusivas para eles, isso fará com que se sintam ainda mais especiais e continuem fãs e até divulgadores da marca.

Comunicação
Invista em comunicação. Se você não falar para a maior quantidade de pessoas sobre os produtos e ofertas, como saberão? Invista, portanto, em uma comunicação direta com o seu público e comece este contato o quanto antes, isso fará também com que as pessoas se lembrem da sua marca.

Multicanal
Saiba onde está o seu público e invista em múltiplos canais. Além do Facebook, que já é um canal bastante utilizado para vendas, invista na comunicação via Instagram e até mesmo no WhatsApp, utilizando novos recursos que eles oferecem. É fundamental mostrar para o cliente que você está dedicado a ele.

Atendimento personalizado
Fazer com que o consumidor sinta-se único e especial é uma tarefa difícil, porém imprescindível. Ofereça serviços especiais, ofertas e descontos, crie um FAQ de dúvidas ou um canal dedicado a isso, aposte em experiências on-line, cartões personalizados e outras estratégias criativas. Isso irá gerar ainda mais confiança.

Novas formas de pagamento
Se você está habituado a aceitar apenas um método de pagamento, essa é a hora de disponibilizar novos formatos. Pense que o cliente precisa de facilidade para finalizar uma compra, analise quais as melhores formas e comunique isso para ele. Entre as opções estão o pagamento pela internet, por cartão de crédito e débito, boleto, QR code ou ainda, o PIX.

Então, é Natal
Se possui loja ou espaço físico, mostre para o seu cliente o clima que foi criado nesses espaços, assim como na equipe, isso proporciona uma aproximação maior com os clientes e pode gerar engajamento nas redes sociais.

Segurança e dúvidas
Para as vendas on-line é fundamental que o site tenha um layout fácil, responsivo e, claro, que passe segurança para o comprador. Se a marca tiver selos de qualidade, deixe-os à mostra. Além disso, ter uma taxa de resposta rápida para dúvidas é essencial para o momento.

Experiência do cliente
Não é novidade que trazer o cliente para o centro do negócio é uma das principais chaves de sucesso. Pense no que você gostaria que uma marca te oferecesse, é uma boa opção para começar a traçar estratégias, afinal, todos somos clientes de alguma coisa. Isso também te ajudará a pensar em promoções e ofertas atrativas e experiências mais eficientes. É possível mudar a identidade visual, realizar várias formas de promoções, comunicar de novas maneiras, gerar experiência de forma palpável ou virtual, criar clube de benefícios ou investir em cashback. Há várias opções, basta você tirar um momento, olhar para o seu negócio e pensar: que tipo de experiência você gostaria de receber que faria seus olhos brilharem? É exatamente isso que o seu cliente busca também!

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