•  quinta-feira, 22 de abril de 2021

5 estratégias para você se destacar no trabalho remoto

Relacionamentos com outros funcionários devem ser cultivados, mesmo que virtualmente

A pandemia fechou escritórios e transformou muitos funcionários em trabalhadores remotos, o que causou inseguranças sobre como ser um bom profissional mesmo distante. Mas existem maneiras de melhorar a sua reputação e progredir mesmo no home office. O Business Insider cita algumas:

1. Construa relacionamentos
Relacionamentos sólidos são a base de qualquer carreira de sucesso e é preciso esforço para construí-los no home office. Relacionar-se com seu chefe e com sua equipe é essencial, mas vale a pena se esforçar para aumentar seus contatos.
Pense de forma ampla sobre sua rede, olhando para os indivíduos que não estão na sua equipe, mas são próximos. Sabe aqueles colegas que, se você estivesse trabalhando no escritório, estariam sentados perto? Construa relacionamentos com eles também.

2. Observe o comportamento virtual
É mais complicado entender as nuances das interações sociais de sua equipe com o Zoom, mas não é impossível. Aprimore suas habilidades de observação e repare como as pessoas falam, tomam decisões e ganham a confiança dos outros.Observe sua linguagem corporal e expressões faciais. Qual opinião é altamente valorizada? Quem é interrompido?
Há sutilezas nos comportamentos que são importantes para serem analisadas.

3. Preste atenção em como você age
Assim como você está observando os outros, lembre-se de que eles também estão observando você. Seja cuidadoso em como você aparece na tela e esteja ciente da energia que você está trazendo (ou não) para as conversas.
Em reuniões, mantenha a câmera ligada e pareça interessado. Incline-se para a frente e acene com a cabeça quando for apropriado. Não faça outras coisas ao mesmo tempo. E, quando for sua vez de falar, olhe diretamente para a câmera do computador para criar contato visual.

4. Aumente sua visibilidade de maneiras criativas
Aumentar sua visibilidade dentro de sua organização como trabalhador remoto requer um pouco de criatividade. Marcar cafés virtuais e comparecer a happy hours no Zoom são um bom ponto de partida, mas não ajudam você a realmente se destacar.
Um exemplo é um trabalhador que, no início da pandemia, começou um programa matinal diário no chat em grupo da empresa. Em vídeos, ele compartilha histórias de funcionários e fornece atualizações sobre a empresa — atraindo muitos espectadores e engajamento de líderes que querem ser convidados para o programa. Ele está ajudando a manter as pessoas conectadas e também sendo notado.

5. Mantenha-se organizado — e registre tudo por escrito
Não importa o ambiente, o básico para ser um bom funcionário é o mesmo: trabalhar muito, ser um bom colega e mostrar vontade de aprender. Virtualmente, é necessário se esforçar ainda mais. Use todas as ferramentas à sua disposição para se manter organizado. Seja explícito com sua equipe sobre suas ideias e certifique-se de que outras pessoas saibam como entrar em contato com você. Para evitar falhas de comunicação, registre tudo por escrito.

Por Luisa Sanches

Ler Anterior

Comunicado Importante 

Ler Próxima

Atendimento humanizado do São Vicente é elogiado