•  terça-feira, 30 de abril de 2024

Jovem da periferia de SP lança guia sobre a importância do voto em ano eleitoral

O trabalho visa atender às necessidades da educação política das comunidades

Brasil, 21 de maio de 2020 – De acordo com dados de 2019 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o Brasil contabiliza 147,6 milhões de eleitores que, caso não haja alteração na data por conta da pandemia do novo coronavírus, vão às urnas em outubro deste ano para elegerem, democraticamente, vereadores e prefeitos dos 5.570 municípios do país.

Com o intuito de colaborar com a educação política dos brasileiros e de incentivar a leitura, principalmente dos mais vulneráveis que cada vez mais se distanciam das questões políticas do país, o jornalista e cientista político, Carlos Irineu, produziu um trabalho capaz de municiar o eleitor de informações que vão despertar o senso crítico, analítico e fiscalizador no direcionamento do seu voto.

O objetivo deste trabalho não é, em hipótese alguma, ditar regras nem mesmo influenciar a forma como o cidadão deve votar, apesar de o título ser passível de inúmeras interpretações.

‘’É assim que eu voto’’ percorre por caminhos curtos e objetivos, a fim de fazer com que o eleitor entenda como funciona o processo eleitoral, as funções dos parlamentares, tanto do Poder Executivo como do Legislativo, e quais as consequências do voto quando usado de maneira incorreta.

O jovem comunicador, que é morador de um dos piores bairros no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de São Paulo, o jardim Iguatemi que está na 5° posição, lançou a primeira versão do guia em 2018. Nesta edição atualizada, ele disponibiliza a versão on-line, totalmente gratuita, além de estar organizando a agenda para visitar as comunidades e oferecer palestras aos eleitores pós-pandemia.

Colocamos à disposição para o agendamento de entrevistas ou mais esclarecimentos sobre o trabalho.

Ler Anterior

Fisioterapeuta oferece dicas para a prática de esportes durante épocas mais frias

Ler Próxima

“Faça o tempo enriquecer você” é o novo livro de Tathiane Deândhela