•  quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Creme antissinais: prevenção e tratamento para uma pele firme e lisinha

O creme antissinais é ótimo para ser incorporado na rotina de cuidados diários com a pele. Afinal, ele não só trata os sinais do tempo e as agressões externas, como também ajuda a prevenir estas marcas, uma vez que possui em sua composição ingredientes que contribuem para a renovação cutânea.

Decerto, para encontrar os melhores cremes antissinais é necessário considerar alguns pontos. Por exemplo: se eles têm FPS, em que local do corpo serão usados, sua faixa etária e outros. Confira a seguir uma pesquisa sobre esse tipo de creme com uma seleção especial de produtos para você:

*O que são cremes antissinais?

Os cremes antissinais são produtos que prometem tanto desacelerar o aparecimento de rugas, manchas e flacidez, quanto diminuir estas marcas na pele. Embora não haja unanimidade entre os médicos quanto à eficácia desses produtos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia explica que, dentro de um limite, eles conseguem sim suavizar os sinais de envelhecimento da pele. Mas sem exageros: os produtos não são milagrosos.

Mesmo assim, é grande a procura por cremes que fortaleçam a pele e sejam benéficos para ela. Entretanto, com tantos produtos e marcas no mercado, fica difícil saber qual o mais adequado. Por isso, fizemos uma curadoria com os melhores cremes antissinais para ajudar na sua escolha.

É comum encontrar neste tipo de creme, substâncias como o ácido retinoico ou a vitamina C, que são considerados benéficos e rejuvenescedores para a pele.

*O creme antissinais ideal para diferentes faixas etárias

Dentre os critérios mais comuns na hora de escolher o seu creme antissinais, está a idade. Isso acontece porque uma pele madura é diferente de uma pele jovem, que sofre ação de hormônios regulados, por exemplo. Por este motivo, muitas marcas já indicam na embalagem a faixa etária ao qual o produto melhor corresponde. Confira a seguir as particularidades dos cremes antissinais para cada faixa etária:

Até 30 anos: com os primeiros sinais de manchas na pele, o indicado é procurar produtos com vitamina C. A substância, além de clarear e iluminar, tem ação potente como antioxidante, evitando o envelhecimento precoce.

+30 anos: aqui é bacana se atentar para a renovação das células e para a produção de colágeno (que começa a diminuir). Por isso, indica-se o ácido retinoico. E, para potencializar o cuidado com as manchas, aposte em produtos com hidroquinona.

+40 anos: nessa idade, a atenção é para a firmeza da pele, que começa a diminuir por conta de alterações hormonais. Assim, além dos cuidados citados no tópico anterior, pode-se procurar também por produtos com componentes hormonais e alfa-hidroxiácidos na fórmula.

+50 anos: para essa faixa etária, aposte nos cremes mais potentes, que incluam também cuidados com a flacidez e finura da pele.

+65 anos: nessa fase, continue com os cuidados intensos com a pele, utilizando não só os antissinais como também cremes antirrugas. A combinação dos produtos pode dar mais preenchimento à pele, e cuidar da flacidez e do ressecamento.

É claro que em todas as idades a higiene e uma rotina de cuidados com a pele é sempre bem-vinda e traz muitos benefícios. Sendo assim, independente da sua faixa etária, o mais gostoso é poder se cuidar e se amar!

*Dicas sobre creme antissinais

Para te dar uma ajudinha extra, separamos as principais dicas para o uso dos cremes antissinais:

Tenha paciência: alguns cremes antissinais começam a mostrar resultados apenas após pouco mais de dois meses de uso. Por isso, tenha calma!

Leia o rótulo: como vimos, existem cremes para uso diurno, noturno, para peles maduras, jovens, enfim. Sendo assim, leia sempre os rótulos e aproveite para saber também se o produto não contém nenhuma substância da qual você é alérgica.

Aplique o creme após a limpeza da pele: ao higienizar corretamente o rosto, os ativos presentes nos cremes antissinais penetram mais facilmente na pele, o que os torna mais eficazes.

Não erre na aplicação: uma gotinha de creme já é suficiente! Ademais, faça movimentos na pele contra a gravidade – de baixo para cima e de fora para dentro.

Lembre-se do fator de proteção solar: o sol tem grande influência no envelhecimento da pele. Assim, prefira cremes antissinais com FPS ou acrescente um protetor solar ao final da sua rotina de cuidados com a pele.

E aí, já decidiu qual creme vai ajudar VOCÊ a prevenir e tratar sinais? Apesar das sugestões, o importante é você se sentir bem – seja utilizando produtos como o creme antissinais e outros dermocosméticos… Ou não!

Ler Anterior

Jaborandi: benefícios e como usar na rotina de beleza

Ler Próxima

Conscientização: Campanha atrai a atenção dos motoristas em Jundiaí