•  quinta-feira, 22 de abril de 2021

Gastronomia: Harmonização

A harmonização é com certeza um dos braços fortes da gastronomia, é uma ciência que se faz acontecer com muito conhecimento. Para se fazer uma harmonização é necessário conhecimento amplo de sabores, técnicas, ingredientes e pratica. Podemos harmonizar comida com qualquer tipo de bebida e quando isso acontece a experiência se multiplica.

Todo chef começa harmonizando com vinhos e após certa pratica alça voos mais altos e parte para cervejas, cachaças, gins, vodka e assim por diante. Na verdade começamos harmonizando sem nem perceber, ao colocar bebidas para flambar ou vinho em molhos, esses são exemplos práticos de juntar a bebida e a comida

Eu particularmente gosto muito de harmonizar um bom jantar ou petiscos com cervejas e por sorte em nossa região estamos repletos de boas cervejarias.

Lembrando que a máxima de uma harmonização se dá por semelhança de características e sabores, um exemplo muito simples é harmonizar uma witbeer com peixes e molhos cítricos ou uma IPA com carnes gordurosas e de sabor marcante. (isso no caso de cerveja é claro).

Nesse outubro o restaurante mama gina e a cervejaria tex beer fizeram dois eventos de harmonização sendo assim os percursores desse tipo de evento na região. Se tratou de um evento em duas etapas, a primeira que ocorreu no belo espaço da cervejaria e foi feito na base de petiscos e cervejas e um segundo que aconteceu no restaurante com cardápio de jantar e cerveja. Abaixo algumas fotos dessa harmonização.

Leandro Jensen (Mama Gina )

Endereço do Restaurante:

Rua floris rizzotti 222, Itupeva
(11)981760301 – telefone

Ler Anterior

Confiança de serviços volta a cair depois de cinco altas, diz FGV

Ler Próxima

Edital do Comércio Eventual de Finados é suspenso devido à pandemia em Jundiaí