•  sábado, 20 de abril de 2024

Programa Autoestima abre inscrições para cursos em saúde mental

O Programa Autoestima, desenvolvido pelo Governo do Estado com empresas e entidades parceiras, está com inscrições abertas para os cursos de formação em saúde mental exclusivos para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa iniciativa visa ao aprimoramento e à expansão do acolhimento psicossocial na rede pública de saúde.

Inicialmente, oito cursos serão oferecidos por meio da parceria com o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Os temas serão: acolhimento às pessoas em sofrimento; primeiros cuidados psicológicos relacionados à COVID-19; escuta oportuna; consultas terapêuticas e psicoterapia na pandemia de COVID-19; luto; trabalho com grupos online; violência intrafamiliar; e somatização.

Capacitação

Cada turma capacitará 50 profissionais do SUS, totalizando 400 pessoas já neste ano. Novas turmas também serão abertas no ano que vem, com mais 800 vagas nestas mesmas áreas, chegando a 1.200 vagas já previstas para esta área.

Para se inscrever, o profissional deve acessar o site: https://autoestima.sp.gov.br/. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de outubro, por meio de preenchimento de formulário disponível no site (basta clicar em “Cursos” > “Cursos de aperfeiçoamento” > selecionar a área desejada, criar o cadastro e preencher as informações requisitadas).

Até o momento, 291 pessoas se cadastraram e já há 149 inscrições, com vagas disponíveis em todos os modelos. “Contamos com o engajamento de várias organizações nesta importante iniciativa. Com apoio desses cursos da Psicologia da USP, nosso objetivo é aprimorar o trabalho dos profissionais do SUS no acolhimento aos pacientes que precisam de suporte psicossocial de forma solidária e humanizada, segura e virtual”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

“A universidade tem a função de ser um instrumento para a melhoria da sociedade. Por isso, a participação neste programa é muito importante, pois permite que a USP cumpra uma das suas atribuições”, destacou o reitor da USP, Vahan Agopyan.

O Autoestima é uma plataforma inédita, online e integrada de Saúde Mental voltada para fortalecer e expandir o alcance e acolhimento nesta área por meio do SUS. A iniciativa atua em duas frentes principais, voltadas ao cidadão e ao profissional de saúde. Os interessados podem conhecer a plataforma pelo endereço eletrônico: https://autoestima.sp.gov.br/.

Ler Anterior

Alunos da rede estadual de São Paulo têm acesso a cursos online gratuitos

Ler Próxima

Governo de São Paulo publicará a localização de todos os radares em estradas estaduais