•  sexta-feira, 19 de abril de 2024

COMO DAR UM FEEDBACK CONSTRUTIVO

 

O feedback é uma importante ferramenta para realizar uma excelente gestão nos seus negócios. É um instrumento que promove o desenvolvimento tanto dos funcionários quanto da equipe como um todo. Feedback é uma palavra em inglês que tem como significados “resposta, retorno”. Essa forma de atuação tem como objetivo manter as relações saudáveis e melhorar o desempenho do colaborador.

Para utilizar essa ferramenta no ambiente de trabalho ou até mesmo em alguma situação de relacionamento interpessoal, trouxe a técnica Sanduíche, a qual irá auxiliar uma comunicação eficaz e que lhe traga resultados de melhorias.

 

Técnica Sanduíche

 

1 – Reconhecimento/Pontos Positivos

2 – Pontos a Melhorar

3 – Encorajamento

 

  • Reconhecimento:

Realce os aspectos positivos, sejam estes técnicos ou comportamentais. O objetivo desta etapa é além de pontuar e reconhecer as potencialidades do colaborador, abrir um canal de comunicação para que o funcionário esteja aberto à segunda etapa.

  • Pontos a melhorar:

Neste momento, aponte os comportamentos que gostaria que fossem aprimorados. É importante trazer exemplos do dia a dia.

  • Encorajamento:

Não basta apresentar os pontos que devem ser mudados. Oriente e apoie o colaborador para que ele se desenvolva. O gestor deve sugerir conhecimento teórico condizente com a atuação do colaborador bem como formas de melhorar o comportamento.

Vale ressaltar que a confiança entre as partes favorece a assimilação do feedback. Seja sempre cordial e respeitoso.

 

 

Psicóloga Daniela Batacline

@psidanielabatacline

CRP: 06/109294

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