•  quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Campanha sobre saúde bucal reforça atenção para diabéticos

Sorrir Muda tudo, campanha da ABIMO, faz alerta importante a diabéticos para que tenham uma rotina de cuidados e visita regular ao dentista

Os cuidados com a diabetes vão muito além da preocupação com a comida já que essa condição pode afetar todo o corpo humano. Uma das principais áreas de cuidado em relação a essa doença é com a saúde bucal. Pacientes com diabetes têm alto risco de desenvolver problemas nessa região por conta do descontrole da glicemia e interferência na produção salivar, ficando mais suscetíveis a infecções.

Para alertar a população brasileira com relação a esse e tantos outros problemas relacionados a saúde bucal, a ABIMO, Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos, criou a campanha Sorrir Muda Tudo. “Uma pessoa diabética fica com pré-disposição a manifestar alguma doença periodontal (que engloba tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam os dentes). Se ela não tem um cuidado com a saúde bucal, é possível que essa doença se manifeste mais cedo.”, explica a dentista Lúcia Cappellette Carezzato, Coordenadora de Endodontia da ABO, Associação Brasileira de Odontologia.

A especialista explica que, por conta de o sangue dos portadores de diabetes possuir uma alta concentração de glicose, o desenvolvimento de bactérias é facilitado que, somado ao acúmulo de restos de comida, favorece a proliferação de cárie. “A melhor forma de evitar maiores problemas é, antes de tudo, visitar regularmente o dentista e, em casa, manter uma boa higiene bucal com escovação, uso de fio dental e enxaguante bucal, moderar o consumo de bebida alcoólica, seguir direito a dieta prescrita prelo médico, não fumar e praticar exercícios para manter os níveis de açúcar no sangue controlados”.

Sorrir Muda Tudo é uma ação que visa propagar a mensagem de quão importante é o cuidado com a saúde bucal para a saúde como um todo. Nesse projeto, estão agregadas outras instituições e associações de conscientização e valorização da odontologia brasileira, como: APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas), ABO (Associação Brasileira de Odontologia), CFO (Conselho Federal de Odontologia) e CRO SP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo).

Nos siga nas redes sociais: https://www.instagram.com/sorrirmudatudo/

https://www.facebook.com/Sorrir-Muda-tudo-104242810980784/

 

Ler Anterior

Gelada por mais tempo e qual é o estilo mais indicado: descubra dicas cervejeiras para o verão

Ler Próxima

Auxílio psicológico é importante durante tratamento de reprodução assistida