•  quinta-feira, 28 de março de 2024

Acne solar? Sim, ela existe, e você consegue evita-la com tratamento feito em casa

A acne solar costuma surgir poucos dias após os banhos de sol, acometendo as áreas do rosto, tronco, colo e as costas. A combinação de maus hábitos, a ação inflamatória da radiação solar do tipo A e B e produtos usados nessa e em outras épocas do ano colabora para o problema. A Acne solar é relativamente comum, pois a aplicação de produtos com bases oleosas e/com componentes que formam barreiras físicas na pele são recorrentes no verão. As peles que mais sofrem com a acne solar são as oleosas ou consideradas mistas, por isso, merecem mais atenção. Mas o problema pode ser evitado, basta seguir dicas simples e contar com os produtos certos.

Limpe, mas não agrida a pele

Suor, pele mais oleosa, areia no corpo… Lavar a pele várias vezes ao dia acaba sendo um alívio necessário nas estações mais quentes. Para as peles oleosas e com tendência a acne, a atenção desde o sabonete usado deve fazer parte da rotina. A acne solar, assim como outras, deve ser tratada no dia-a-dia. Ativos como Melaleuca, Aloe Vera, Ácido Salicílico e os já consagrados Zinco e Enxofre ajudam na normalização da oleosidade, proteção da hidratação natural e combate a processos inflamatórios. É importante ressaltar que o sabonete para pele oleosa usado no dia-a-dia deve proporcionar uma limpeza suave, sem danos a hidratação natural ou a microbiota do tecido. Fuja das opções que ressecam.

Use tônico todos os dias

No skincare as loções tônicas têm um papel importante, são elas que carregam ativos que ajudam a reestabelecer o ph da pele, entre outros benefícios como depositar componentes benéficos ao equilíbrio da microbiota e manter os poros capazes de absorver os benefícios de outros produtos aplicados após ele. Vale mencionar que as loções tônicas não são as mesmas que loções adstringentes, aquelas usadas durante a limpeza e remoção de resíduos como maquiagem. Para as peles propensas ou acometidas pela acne solar, vale o mesmo raciocínio do sabonete facial, a loção tônica deve conter ativos benéficos para peles acneicas, oleosas ou mistas, ser dermatologicamente testada e, na melhor das opções, serem dermocosméticos desenvolvidos com alta tecnologia.

Estou com acne solar, como tratar?

As dúvidas de o que fazer quando a acne aparece no rosto só não são maiores e mais inusitadas quanto as dicas de tratamentos alternativos. As misturinhas caseiras com creme dental, alimentos e entre produtos com formulações e indicações diferentes não são aconselhados, além de expor a pele a riscos desnecessários.

Para tratar a acne solar de forma segura use secativos adequados e enriquecidos com vitaminas, a Vit E é ideal para melhorar a cicatrização, entre outros benefícios. Extratos naturais são bem vindos, mas desde que estejam combinados de forma equilibrada em produtos dermocosméticos que controlem a flora bacteriana e reduzam o processo inflamatório.

Use protetores e hidratantes para peles oleosas ou mistas

O mito de não poder hidratar a pele oleosa e acneica já caiu há tempos, mas indicação é que seja um hidratante com veículo ou base apropriada para que os poros e glândulas sebáceas não sejam obstruídos. O mesmo vale para o indispensável protetor solar. Produtos com texturas leves, toque seco, acabamento mate ou acetinado e, claro, com propriedades hidratantes são as melhores escolhas.

Recorra ao dermatologista em casos graves

Embora a acne solar esteja associada a essa época do ano e a exposição à radiação solar, a casos de agravamento do quadro de inflamação e recorrência, sendo necessário um tratamento multidisciplinar com uso de antibióticos, por exemplo, e outras medidas prescritas pelo médico.

Produtos indicados para evitar e tratar a acne solar

Lembre-se que a pele é um órgão e merece cuidados específicos. Existem muitas opções no mercado que prometem eficácia no combate a acne, mas são poucas os produtos formulados com alta tecnologia e ativos nobres, características encontradas em dermoscosméticos.

Marcas como a Flér Dermocosméticos, dedicadas a desenvolver produtos para uso profissional, têm opções para tratar a acne em casa e que podem ser usados em viagens, incluídos na rotina skincare de forma segura.

 

Ler Anterior

Quais os cuidados pós-carnaval?

Ler Próxima

Pequeno Príncipe visita São Paulo