•  sexta-feira, 29 de março de 2024
Últimas semanas para conferir a exposição ‘Perambular’ no Sesc Jundiaí

Últimas semanas para conferir a exposição ‘Perambular’ no Sesc Jundiaí

Mostra encanta crianças e adultos com objetos e afetos trazidos de Portugal

Primor estético e apelo lúdico tornaram a exposição ´Perambular´ tão querida do público que já a visitou. Uma cena recorrente é observar crianças e adultos, avós e netos se sentarem sobre a borda do chapéu gigante de Fernando Pessoa e ali ouvirem juntos a poesia do mestre lisboeta. Com curadoria e concepção artística de Selma Maria em parceria com o escritor José Santos e direção de arte de Hellena Kuasne, a mostra ocupa o espaço expositivo do Sesc Jundiaí até o dia 28 de julho.

A exposição propõe um passeio brincante e instigante pelas línguas portuguesas faladas no Brasil e em Portugal. E apresenta uma cartografia poética que brinca com as palavras e os elementos da natureza daqui e de lá. A mostra apresenta as miudezas e as grandezas da cultura material e imaterial do povo português e do povo brasileiro, nossas semelhanças e diferenças separadas pelo Oceano Atlântico.

A autora explica que ‘Perambular’ nasceu de inúmeras viagens a Portugal, de uma longa pesquisa poética e de muitas andanças por aquele pequeno país de geografia tão elástica, encontrando lá um pouco de Brasil e aqui um pouco de Portugal.

‘Perambular’ tem encantado e unido as gerações que passam pelo espaço e fazem esse mergulho pelo universo luso-brasileiro, com seus brinquedos, suas brincadeiras, poemas e sons. Resgatar este conhecimento, tantas vezes esquecido, é também saber como a língua portuguesa se reinventa no Brasil e em Portugal, países homenageados desta mostra.

Serviço

Exposição Perambular

Até 28/7. Domingo, 16h
Terças a sextas, 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30
Área de Exposições | 220 lugares
Classificação Livre
Grátis

Ler Anterior

Estão abertas as inscrições para o 13º Concurso da Corte da Festa da Uva 2019 em Itupeva

Ler Próxima

Dedetização aconteceu em mais cinco pontos do município de Itupeva