•  quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

SAP torna-se semestral e foca nas transformações da educação na pandemia

Com o objetivo de trazer reflexões sobre o universo da Educação, o IV SAP tem início nos dias 25 e 26 de janeiro e passa por mudanças neste período de pandemia. A partir de agora, o evento deixa de ser a Semana de Atualização Pedagógica e se torna o Semestre de Atualização Pedagógica. Além disso, será realizado em formato virtual, com transmissão ao vivo.

Segundo a gestora da Unidade de Educação de Jundiaí, Vastí Ferrari Marques, o foco será o desemparedamento das escolas. “A pandemia nos trouxe a necessidade de remodelar não só as metodologias, mas também as estruturas de trabalho nos ambientes escolares”, explica. “Queremos mostrar que é possível trabalhar os conteúdos escolares para além das quatro paredes da sala de aula.”

Na foto há uma mão entregando uma caixa-convite do evento para outra mão
Entrega de convites do evento, que começa no dia 25

Em seu primeiro dia, o SAP recebe, no período da manhã, o educador italiano Francesco Tonucci, defensor da participação social da infância na discussão pública sobre o futuro das cidades, com a palestra “Se o vírus mudou tudo, a escola não pode se manter igual”. O renomado educador é também o criador da Rede Latino-Americana Cidade das Crianças, à qual Jundiaí aderiu.

Na parte da tarde, o evento conta com a palestra “Volta às aulas em tempo de COVID-19: o que a ciência tem a nos dizer”, com o pneumologista pediátrico Alfonso Eduardo Alvarez. “A pandemia trouxe novos protocolos de participação em sociedade e, por isso, queremos discutir assuntos importantes, como o ensino híbrido e o uso da tecnologia pelos educadores e alunos, além de preparar as famílias para todas essas mudanças”, afirma Vastí.

Já no dia 26, o SAP continua com outros palestrantes de peso: a educadora argentina Maria Victoria Alfieri, que vai abordar “A pesquisa e os contextos investigativos nas áreas externas das escolas”, e a autora de livros didáticos de matemática e pedagoga Eliane Reame, com a abordagem “Integração de saberes em diferentes espaços de aprendizagem”.

“Essas quatro personalidades vão fundamentar o trabalho de formação que vamos realizar durante o primeiro semestre de 2021”, explica Vastí. A gestora lembra que, de setembro a novembro do ano passado, educadores da rede municipal de Jundiaí se dedicaram a trabalhar de modo remoto, já pensando em 2021.

O IV SAP será transmitido ao vivo nas redes sociais da TVTEC e no canal 24 da NET. Ao longo do ano, outras palestras ocorrerão em datas já reservadas.

Confira a programação:

Palestras de Abertura

Dia 25/01/2021
9 horas: “Se o vírus mudou tudo, a escola não pode se manter igual”, com Prof. Francesco Tonucci, educador italiano, defensor da participação social da infância na discussão pública sobre o futuro das cidades.

14 horas:  “Volta às aulas em tempo de COVID-19: o que a ciência tem a nos dizer”, com Dr. Alfonso Eduardo Alvarez, pneumologista pediátrico, Mestre e Doutor em pediatria pela UNICAMP, Presidente do Comitê de Pneumologia Pediátrica da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Dia 26/01/2021
9 horas: “A pesquisa e os contextos investigativos nas áreas externas das escolas”, com Profª Maria Victoria Alfieri, educadora argentina e coordenadora geral do Colégio Aletheia.

14 horas: “Integração de saberes em diferentes espaços de aprendizagem”, com Prof.ª Dra. Eliane Reame, autora de livros didáticos de matemática, pedagoga pela UERJ e Doutora em Ensino de Matemática pela Faculdade de Educação da USP.

Lives
Dias 24/02; 17/03; 14/04; 19/05 e 23/06

Os temas e profissionais convidados serão informados no decorrer do semestre e atenderão às demandas formativas recorrentes das novas práticas instituídas nas escolas.

Vivências e Workshops
Dias 22 e 23/07

Todas as informações sobre as atividades (temas, formadores, ementas, inscrições, locais, links, etc.) serão enviadas no decorrer do semestre.

Ler Anterior

Jundiaí se pinta de ‘Pé de Infância’ como incentivo para o brincar, cantar e contar histórias

Ler Próxima

“Férias na Pinacoteca” terão 48 opções de oficinas on-line