•  terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Jundiaí é 10ª no Estado na retomada de postos de trabalho formais

Pelo quarto mês consecutivo, Jundiaí apresenta resultados positivos na geração de empregos formais. Em outubro, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, foram criados 1.536 postos de trabalho com carteira assinada. O resultado do mês coloca a cidade como a décima melhor em geração de emprego no Estado de São Paulo.

Desde o mês de julho, a cidade apresenta boa escalada estatística. Considerando o acumulado desde julho, já foram gerados 4.156 empregos formais no município.

Em outubro, o setor de serviços liderou a criação de vagas, com 825 novos postos. A indústria vem em segundo lugar com 359 novas vagas, à frente do comércio, que teve saldo positivo de 237 vagas. Também houve significativa melhora na construção civil, com 86 vagas, e na agropecuária, com 29 postos.

“Todos os grandes grupos de atividade apresentaram saldo positivo. Houve uma melhora no cenário econômico. Jundiaí, devido à sua diversidade de atividade econômica, tem resposta rápida. A Administração atua para criar ambiente favorável aos negócios, o que faz com que o município não dependa de apenas um segmento. Somos um ponto fora da curva com atividade ampla e, a cada ano, crescemos como centro de negócios e serviços”, destaca o gestor da Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Messias Mercadante.

O País e o Estado também mantiveram a boa recuperação, apesar do impacto causado pela pandemia de Covid-19. O Brasil apresentou no mês saldo positivo de 394.989 empregos formais, com variação mensal de 1,03%. No Estado, foram criados 119.261 novos postos de trabalho (variação mensal de 1%).

Portal da Empregabilidade
Para quem está em busca de colocação no mercado de trabalho, o PAT está operando a intermediação de mão de obra através do Portal da Empregabilidade, lançado pela Prefeitura de Jundiaí em maio passado. O sistema, desenvolvido pela CIJUN (Companhia de Informática de Jundiaí), coloca em contato empresas e candidatos a procura de empregos, além de divulgar cursos e notícias relacionadas ao mercado de trabalho.

Ler Anterior

Campanha nos cruzamentos alerta sobre riscos no trânsito em Jundiaí

Ler Próxima

Em ação solidária, Assistência Social recebe kits de higiene dos alunos da Esef em Jundiaí