•  quarta-feira, 24 de abril de 2024

Com desafio de avançar na qualidade dos serviços, primeiros gestores são apresentados pelo prefeito Luiz Fernando

Os primeiros nove gestores indicados pelo prefeito reeleito Luiz Fernando Machado para o governo 2021-2024 foram apresentados em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (28), no Paço Municipal. Eles serão responsáveis pelas áreas vinculadas às Plataformas de Governança, Finanças e Transparência; Educação e Cultura; Saúde e Qualidade de Vida. De acordo com Luiz Fernando, o novo governo deverá avançar na qualificação dos serviços públicos em todas as áreas providenciar a entrega de projetos estruturantes para a cidade.

“Quando chegamos à Prefeitura em 2017, encontramos uma cidade endividada, muito mal conservada e um governo sem direção. Estabelecer prioridades e, com muito trabalho, colocamos a casa em ordem. Montamos uma equipe técnica capacitada e comprometida. Formamos um grande time de gestores e servidores públicos que nos ajudaram a realizar um governo eficiente e econômico. A reeleição com o maior percentual de votos da história da cidade, mostra a boa condução da cidade e que a população quer, para a próxima gestão, ainda mais”, afirma Luiz Fernando Machado, reeleito em primeiro turno com quase 70% dos votos válidos.

A Administração Pública Municipal de Jundiaí está organizada em 7 Plataformas de Serviços, que atuam de forma sistêmica e intersetorial, agrupando as 16 Unidades de Gestão, que são as secretarias municipais responsáveis pelas políticas públicas no município.

Luiz Fernando ressalta, ainda, que a proposta é a manutenção da mesma organização, que foi reformulada em 2017, para evitar a criação de novas estruturas e cargos, visando à otimização dos recursos públicos, já que o momento é de escassez, sob efeitos de uma pandemia que produz reflexos na saúde, na educação, na economia e na vida das pessoas.

Cada gestor terá liberdade para escolher seus diretores e assessores diretos, visando a manter a relação de confiança e de compromisso com as entregas para a população, de bens e serviços de qualidade, para assegurar a efetividade da gestão municipal para execução do plano de governo 2021-2024.

Nos próximos dias, o prefeito dará continuidade aos anúncios para composição do novo governo, inclusive dos técnicos que irão estar à frente das autarquias.

PLATAFORMA DE GOVERNANÇA, FINANÇAS E TRANSPARÊNCIA

Unidade de Gestão de Governo e Finanças: José Antonio Parimoschi

Titular da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, desde o ano de 2017. Responsável pela execução dos projetos da administração voltados ao aprimoramento da qualidade dos serviços, economicidade, eficiência, transparência e prestação de conta. É administrador com especialização em Gerente de Cidade pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). Foi Secretário de Finanças do Município de Jundiaí nos períodos 1995/96 e 2005/2012. Exerceu também a função de Secretário Adjunto de Planejamento e Gestão no Estado de São Paulo.

Unidade de Gestão da Casa Civil: Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos

Permanace no comando da Casa Civil. É advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Direito Tributário e professor de Direito Constitucional. É membro da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e da Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas. Foi presidente da 33ª Subsecção da OAB/SP (2 mandatos) e diretor tesoureiro da mesma Subseção. Atuou como membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça de São Paulo e da Comissão de Direito Tributário da Seccional Paulista da OAB. De 2017 a 2020, integrou o Conselho de Administração da DAE S/A. Na Prefeitura de Jundiaí, esteve à frente das Secretarias de Negócios Jurídicos (2005-2006 e 2009-2012) e da Casa Civil (2007-2008 e 2017-2020).

Unidade de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas: Simone Zanotello de Oliveira

É a responsável pela Unidade de Administração e Gestão de Pessoas da Prefeitura. Advogada e consultora jurídica na área de contratações públicas. Doutora em Direito Administrativo pela PUC-SP. Mestre em Direito da Sociedade da Informação (ênfase em políticas públicas com o uso da TI) pela UniFMU-SP. Pós-graduada em Administração Pública e em Direito Administrativo pela PUC-SP. Extensão em Direito Contratual. Possui Certificação CP³P-F (Certificado Profissional Internacional de Parcerias Público-Privadas). Professora do Centro Universitário Padre Anchieta. Autora de obras jurídicas, artigos jurídicos e artigos literários. Ministra cursos nas áreas de licitações, contratos administrativos, convênios, parcerias com o poder público (concessão, permissão, PPP), gestão pública, concursos públicos, linguagem oficial e linguagem jurídica. Formada em Letras, com pós-graduação em Gramática da Língua Portuguesa. Integrante da Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas e da Academia Jundiaiense de Letras.

Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania: Fernando de Souza

Atual gestor da área, permanece à frente da Unidade de Gestão. Advogado, formado pelo Centro Universitário Padre Anchieta, com pós-graduação em Direto da Economia e da Empresa, Direito Material e Processual de Família, Gestão de Processos e Direito Material e Processual Tributário. É sócio-administrador do escritório Souza e Tresmondi Sociedade de Advogados, além de presidente do PSDB Jundiaí. Foi membro da Comissão de Ética e Disciplina da OAB Jundiaí. No serviço público municipal, atuou como diretor de expediente da Secretaria de Assuntos Parlamentares, coordenador executivo do GGIM Jundiaí e secretário de Assuntos Parlamentares.

Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão: Thiago Maia Pereira

É o atual gestor de Inovação e Relação com o Cidadão. Técnico em Edificações pelo Centro Paula Souza e Bacharel em Direito pela UniAnchieta. Foi chefe de gabinete na presidência da Câmara Municipal, assessor Especial Parlamentar “Chefe de Gabinete” na Câmara Federal e assessor Especial Parlamentar “Chefe de Gabinete” na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Tem experiência em gestão de pessoas e estratégia na área de políticas públicas.

PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Unidade de Gestão de Educação: Vasti Ferrari Marques

É, atualmente, a responsável pela Unidade de Gestão de Educação. Tem experiência na docência e gestão de escolas da rede municipal, onde atuou por 36 anos como funcionária pública. Foi diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Prefeitura de Jundiaí. É licenciada em Pedagogia pela UniAnchieta, com especialização em Geografia pela USP/SP, especialização em Deficientes Auditivos pela FMU/ SP, pós-graduada em Metodologias de Ensino e Filosofia pelas Faculdades Claretianas em Batatais/SP e mestranda pela UNICAMP/Campinas, na linha de pesquisa política, planejamento, gestão e avaliação da educação básica.

Unidade de Gestão de Cultura:  Marcelo Peroni

É o atual gestor de Cultura e, até outubro de 2017, desempenhou a função de diretor do Departamento de Cultura. Graduado em Letras, formado pelo Teatro Escola Célia Helena e pós-graduado na ECA/USP com especialização em Cultura, trabalhou como ator, produtor e diretor de diversas montagens teatrais.

Integrou a Cia. Paulista de Artes, desde sua fundação em 1991 até 2016. Foi Presidente da Comissão Municipal de Teatro e do Conselho Municipal de Cultura de Jundiaí entre 2007 a 2012. Fez residência artística em teatro para crianças na Itália e participou de cursos, oficinas culturais e apresentações nos Estados Unidos, México, Portugal e Áustria. Em 2018 participou do espetáculo infantil “É tudo família” vencedor do Prêmios APCA e Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem.

PLATAFORMA DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Unidade de Gestão de Saúde: Tiago Texera

Atual gestor de Saúde do município e servidor público concursado na área de saúde há 16 anos, tendo desempenhado as funções de diretor de regulação, diretor de planejamento, diretor financeiro e coordenador executivo. Formado em Administração de Empresas pela PUC-Campinas, com pós-graduações em Gestão em Saúde pela FIOCRUZ, Gestão Pública pela ESTÁCIO DE SÁ e regulação em saúde pelo SÍRIO LIBANÊS. É professor do MBA da UNIANCHIETA dos módulos de gestão pública em saúde e saúde pública e diretor do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Comsems).

Unidade de Gestão de Esporte e Lazer: Luís Claudio Tarallo

Assume a Unidade de Esporte e Lazer. É professor de Educação Física, pedagogo e pós-graduado em Exercício Físico e Saúde, educador esportivo da Prefeitura de Jundiaí há 33 anos. Técnico Olímpico da Seleção Brasileira de Basquetebol Feminino em Londres (2012) e eleito o melhor técnico do ano por 11 vezes pela Federação Paulista de Basquete.

Foi técnico de Basquetebol Feminino de Jundiaí por 27 anos. Atuou como técnico da Seleção Paulista e Brasileira de Basquetebol Feminino das categorias sub-16/17/18/19/20/21 e adulto, com participação em 10 Campeonatos Brasileiros, 15 torneios internacionais, cinco Campeonatos Sul-Americanos, quatro Pré-Mundiais, quatro Mundiais e uma Olimpíada.

Há 30 anos, atua na rede dos Colégios Vicentinos como Professor, Coordenador de Educação Física e Esportes e Orientador Educacional.

PRIORIDADES DE GOVERNO 2017-2020

CLÍNICA DA FAMÍLIA: Integrada à UPA 24 do Vetor Oeste, a 1ª unidade da Clínica da Família oferece muito mais serviços e é altamente resolutiva para o paciente. São realizados cerca de 100 mil procedimentos/ano. Em breve, a Vila Hortolândia (entrega prevista para o primeiro trimestre de 2020 e a Ponte São João (obra em licitação) terão a sua. A UPA da Vila Progresso será um ambulatório de especialidades e está em projeto.

NOVA UBS: Com novos serviços implantados, o atendimento foi humanizado e sua qualidade é avaliada pelo paciente. Foram entregues as unidades do Tulipas, Maringá, Traviú, Jundiaí Mirim, Jd. Do Lago e Rio Acima. As próximas são Comercial, São Camilo, Santa Gertrudes, Corrupira, Agapeama e Retiro.

NOVO SÃO VICENTE: As contas atrasadas do HSV foram colocadas em dia e os serviços reestruturados e melhorados. Com apoio da gestão Luiz Fernando e cooperação da iniciativa privada, os 72 quartos do hospital estão sendo reformados e o padrão do atendimento subiu para os níveis dos hospitais particulares. Os setores de ortopedia e oncologia foram reformados. E, na pandemia, ninguém ficou sem atendimento no HSV.

ESCOLA INOVADORA: Educação financeira, empreendedorismo, inglês desde os 4 anos, robótica e Fab Lab. Professores e educadores bem preparados para um conceito de aprendizagem moderno. Diversas EMEBs foram reformadas, 6 quadras cobertas, uma creche nova entregue no Residencial Jundiaí. E tem muito mais em andamento.

MAIS ASFALTO: Mais de 800 mil m² de vias recuperadas e pavimentadas em todas as regiões da cidade. As principais vias por onde trafega o transporte público foram recapeadas, melhorando a mobilidade entre terminais e o deslocamento entre bairros. Mais de 30 km de ruas de terra receberam pavimento ecológico.

MOBILIDADE TOTAL: Maior renovação de frota de todos os tempos, com 80 novos ônibus com tecnologia e segurança embarcadas. GPS em todos os ônibus para monitorar os trajetos e um novo aplicativo (App) para o usuário programar sua viagem no menor tempo. Após a pandemia, estão sendo feitas adequações nas principais linhas para aumentar a oferta de ônibus para os passageiros. Uma nova rede de transportes está sendo planejada para a cidade.

ATUAÇÃO 2021 – 2024: ENTREGAR O QUE ESTÁ INICIADO E DEFINIDAS NOVAS PRIORIDADES

Smart City. Jundiaí foi reconhecida como uma das 10 cidades mais inteligentes e conectadas em 2019. A partir de 2021, vamos intensificar o uso de tecnologias para melhorar os serviços ao cidadão. Teremos telemedicina para agilizar exames e consultas com especialistas na saúde e prontuário eletrônico do paciente na rede, reconhecimento facial nas escolas, mais pontos de wi-fi nos parques, praças e espaços comunitários e vamos dobrar o número de câmeras de vigilância e semáforos inteligentes na cidade.

+ Clínica da Família. Projeto premiado nacionalmente, por sua resolutividade rápida no atendimento ao paciente. Em breve, duas novas unidades serão entregues: na Vila Hortolândia (em construção) e na Ponte São João (em licitação), e funcionarão junto com os novos Pronto Atendimentos dessas grandes regiões.

+ Novas UBS. O plano de modernização da rede de atenção básica prosseguirá em 2021 com a reforma de diversas UBS. Todas terão consultório odontológico, além de atendimento humanizado e controle de qualidade.

+ Escola Inovadora.  A EMEB Joaquim Candelário de Freitas, na Cidade Luiza, será modelo para as novas Escolas Inovadoras que serão reformadas, modernizadas e construídas.

+ Mobilidade Total. O transporte é um dos maiores desafios do município. O novo Plano de Mobilidade, já iniciado, será focado na construção de uma nova rede de transporte público, apoiada em tecnologia de ponta e sinalização inteligente, para reduzir o tempo de viagem do passageiro. Um novo App está sendo desenvolvido para auxiliar o usuário.

+ Mais Asfalto Jundiaí. A manutenção da malha viária da cidade será feita com apoio de um App que identifica buracos e necessidade de reparos no pavimento, para agilizar o serviço e economizar recursos. O uso do pavimento ecológico será intensificado.

+ Plano Municipal de Segurança. Temos programado um pacote de R$ 30 milhões de investimentos na ampliação do número de câmeras de vigilância nas regiões sul e oeste da cidade, no aumento do número de guardas nas ruas, bem como na construção de uma central de inteligência para atendimento de urgências e emergências, junto com SAMU e Defesa Civil. O Anjos da Guarda continua nas escolas.

+ Lazer. O projeto Praça Família Jundiaí e Espaço Pet será expandido para parques e espaços públicos da cidade.

+ Mundo da Criança. Apresentado para a cidade no último dia 14. Jundiaí integra uma rede de cidades mundiais que priorizam as políticas públicas para a primeira infância. Este novo espaço de preservação ambiental será usado como uma extensão da sala de aula, para que nossas crianças aprendam a preservar a água, brincando e ser divertindo. O espaço no entorno da represa terá viveiro, ciclovia, 12 quadras, praças e caminhos interativos, pista de skate, parkour, casa da árvore.

Ler Anterior

Mais 500 mil doses da vacina do Butantan chegam a São Paulo

Ler Próxima

Parque Cajamar Feliz do Polvilho está concluído