•  terça-feira, 23 de abril de 2024

Cidade das Crianças: espaços culturais agitam as férias da criançada em Jundiaí

A fim de animar a criançada durante as férias escolares, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) preparou uma série de atrações gratuitas, incentivando cada vez mais a ida do público infantil aos espaços culturais da cidade.

Entre as novidades, estão a casa na árvore e as placas com identificação de pássaros nos jardins do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, instalações do programa municipal Cidade das Crianças. Além dos programas de Férias na Pinacoteca e de Oficinas culturais gratuitas de férias no Complexo Fepasa, com centenas de vagas para a criançada fazer atividades culturais enquanto aguarda a volta às aulas.

O gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, relembra que Jundiaí é o primeiro Município do Estado de São Paulo a aderir a Rede Latino-americana – Cidade das Crianças. “Pelo programa Cidade das Crianças, a Prefeitura tem pensado suas políticas públicas e suas atividades para que as crianças se apropriem cada vez mais dos espaços na cidade. Isso dá protagonismo aos pequenos, fomenta a geração de público e incentiva também os adultos a repensar a importância do brincar e do retorno à infância”.

Neide do Santos é moradora de Joinville (Santa Catarina) e visitou os jardins do Museu na manhã desta quarta-feira (22), acompanhada da filha Lorena Borba, de sete anos. “Morávamos em Jundiaí, no jardim São Camilo, até dez anos atrás e voltamos em férias para visitar nossos parentes. Dá gosto ver estes jardins reformados. Estamos surpresas com o ambiente, extremamente acolhedor. Estou feliz em ver Jundiaí assim”, compartilhou a mãe, enquanto acompanhava a filha explorando os jardins e suas novas instalações.

Já na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, o agito ficou por conta das oficinas e minicursos do programa “Férias na Pinacoteca”. Ao todo, foram disponibilizadas 560 vagas gratuitas, nos períodos da manhã e da tarde. Além da inscrição, todo o material utilizado também foi disponibilizado gratuitamente em atividades de aprendizado em Modelagem e Escultura em clay e em argila, Contação de história através da Arte, Mangá e Reciclagem de Ideias.

Também durante o mês de janeiro, pelo programa de Oficinas Culturais gratuitas, a UGC disponibilizou ainda cursos de férias de Circo, Escultura, Maracatu e Teatro no Complexo Fepasa. Ainda pelo programa, seguem abertas as inscrições para outras 15 oficinas, como Violão, Técnica Vocal, Teatro e Fotografia, para públicos de todas as idades. Os interessados devem se inscrever pessoalmente até o dia 24 de janeiro no Complexo Fepasa, que fica na avenida União dos Ferroviários, 1760.

 

 

Ler Anterior

Veja 11 erros mais comuns cometidos por jovens profissionais

Ler Próxima

Prefeitura oferece Workshop de Educação Financeira na Biblioteca ‘Nelson Foot’ em Jundiaí