•  segunda-feira, 26 de julho de 2021

Carnaval terá medidas preventivas para evitar tumultos e manter ordem na cidade em Jundiaí

Está em andamento a montagem da infraestrutura para os desfiles das escolas de samba no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa. Além das arquibancadas que acomodarão os espectadores, a fim de garantir a segurança de quem desfila e de quem assiste aos desfiles, estão sendo instalados controladores de acesso e isolamento por tapume no entorno do espaço.

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, as medidas visam à segurança. “O trabalho da Prefeitura durante os dias de Carnaval visa à garantia de segurança para aqueles que preferem festejar e de tranquilidade para quem aproveita o período para descansar. Além do controle de acesso, estarão proibidas as entradas de pessoas com caixas de som e isopores com bebidas em lata ou garrafa. Assim como na Festa da Uva, as bebidas serão comercializadas somente em copos, vendidas dentro do local”.

Peroni reforça a efetividade do monitoramento feito pelo Centro Integrado de Comando e Controle de Jundiaí (CICCJ). “Entre as ocorrências, nenhuma grave ou de vandalismo e depredação foi registrada durante as passagens dos blocos, graças às decisões tomadas de imediato pelo Centro Integrado. As ocorrências de maior gravidade, envolvendo violência, ‘pancadões’ e perturbação do sossego, podem acontecer após a dispersão, quando já não há mais desfile. Por isso a Prefeitura trabalha para que, com agilidade, o espaço seja limpo e liberado”. O CICCJ tem infraestrutura montada na Sala de Situação do Paço Municipal, integrando representantes da Prefeitura e das Forças de Segurança, monitorando as vias por meio de câmeras e “in loco”.

Além de receber os desfiles das escolas do Grupo Especial (União do Povo, Unidos da Zona Leste, Leões da Hortolândia, Arco-Íris Acadêmicos do Samba e União da Vila Rio Branco) neste sábado (22), a partir das 19h. Já as escolas do Grupo de Acesso (Mocidade Agapeama, Marujos da Zona Sul e Caprichosos de Jundiaí) desfilam na terça-feira (25), também a partir das 19h.

O Espaço Multiuso recebe também os desfiles dos blocos: Galo Doido, no domingo (23), das 14h às 20h; Bloco da Gossip, na segunda-feira (24), das 15h às 20h; Bloco do Povo, no sábado (29), das 16h às 20h; e Master, no domingo (01), das 15h às 20h. Para os desfiles dos blocos, ficarão mantidos o controle de acesso e a proibição de entrada com caixas de som e isopores com bebidas.

A programação completa do Carnaval pode ser conferida no site da Cultura.

 

Ler Anterior

Jundiaí aparece no ranking das melhores do Brasil em qualidade de serviços

Ler Próxima

HU passa dicas para um carnaval saudável com seus filhos em Jundiaí