•  sexta-feira, 29 de março de 2024

Dep. Leticia Aguiar pede que Guardas Municipais também tenham vacinação antecipada

Governo de SP antecipou vacinação da gripe para forças policiais, deixando as Guardas Municipais a cargo das Prefeituras.

Governo de São Paulo anunciou em 25 de março a antecipação da vacinação de Influenza (gripe), a partir desta segunda-feira (30), para policiais militares, civis e profissionais do Corpo de Bombeiros, deixando de fora as Guardas Municipais. A vacinação deste público estava prevista para começar no dia 16 de abril, mas foi adiantada dentro das estratégias de combate ao coronavírus (COVID-19) em São Paulo.

A deputada estadual Leticia Aguiar, fez uma Indicação ao Governo de São Paulo, para que oriente as secretarias municipais de saúde a promoverem a mesma antecipação da campanha de vacinação contra gripe aos Guardas Municipais e Metropolitanos.

“A medida do Governador atendeu policiais militares, civis e profissionais do Corpo de Bombeiros, mas deixou de lado as Polícias Municipais, que fazem um trabalho importantíssimo nos municípios apoiando as atividades de prevenção ao coronavírus e estão expostos a gripe comum”, disse a parlamentar.

A distribuição das doses da vacina contra a influenza (gripe comum) é feita pelo ministério da Saúde para a Secretaria de Estado da Saúde que repassa as doses para a Prefeituras Municipais.

Indicação enviada ao Governo de São Paulo

“Há um calendário de vacinação que precisa ser seguido, minha indicação pede que a Secretaria de Estado da Saúde, autorize e oriente as Secretarias de Saúde dos Municípios para que, a exemplo do estado, antecipem a vacinação para as forças policiais, e assim possam realizar a vacinação de suas Guardas Civis Municipais e Metropolitanas em suas cidades” , disse Leticia Aguiar.

A vacina contra a gripe não imuniza contra o novo coronavírus, mas a campanha é fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses.

“A antecipação para as forças policiais é fundamental, pois eles estão na linha de frente da pandemia, junto com os profissionais de saúde. Nossa expectativa é imunizar cerca de 100 mil policiais em todo o Estado”, explicou o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

“SEGUINDO A LINHA DE ATUAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE, O MAIS SENSATO É QUE AS POLÍCIAS MUNICIPAIS NÃO SEJAM ESQUECIDAS, POR ISSO MINHA INDICAÇÃO E MEU APELO AOS PREFEITOS MUNICIPAIS  E SECRETÁRIOS DE SAÚDE, PARA QUE ANTECIPEM A VACINAÇÃO PARA NOSSAS GCMs – FORÇAS AZUL MARINHO”

Deputada Estadual Leticia Aguiar

Nesta primeira etapa da campanha, também serão imunizados idosos com mais de 60 anos de idade e profissionais de saúde, totalizando 6,1 milhões de pessoas nessa etapa. A partir do dia 16 de abril, serão vacinados os professores e pacientes com doenças crônicas, como asma, diabetes, doenças imunossupressoras e outras.

No dia 9 de maio, começa a terceira etapa dirigida a gestantes, puérperas (com até 45 dias após o parto), crianças a partir de seis meses e menores de seis anos, povos indígenas e demais grupos prioritários, inclusive dois novos públicos inseridos a partir deste ano: os adultos de 55 a 59 anos e as pessoas com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla). Na data de início dessa última etapa, também está previsto o “Dia D” de Mobilização Nacional, quando os postos deverão funcionar no sábado, das 8h às 17h.

A antecipação da campanha de vacinação é fruto de uma grande operação do ministério da Saúde em conjunto com o Instituto Butantan, que acelerou a produção das 75 milhões de doses da vacina que serão fornecidas para a campanha nacional – a maior da história no Brasil, com ampliação de 13% em comparação ao quantitativo do ano passado.

 

Ler Anterior

Startup oferece serviço especial de desinfecção de ambientes com foco no Coronavírus

Ler Próxima

Como diminuir ou acabar com as crises de pânico?